Tcheka em mais uma apresentação de “Boka Kafé”

PorChissana Magalhães,21 dez 2017 14:54

Tcheka
TchekaDivulgação

Seis meses depois da primeira apresentação na cidade da Praia, as músicas do mais recente álbum de Tcheka vão fazer-se ouvir ao vivo num espectáculo marcado para a note de hoje no espaço XPTO.

Em Junho, o músico da Ribeira da Barca (Santa Catarina) trouxe pela primeira vez os temas do seu quinto disco ao público de Santiago, tendo actuado no evento Fête de La Musique, promovido pelo Instituto de Língua Francesa.

O novo disco, produzido pelo pianista português Mário Laginha com quem Tcheka vem colaborando há alguns anos e com quem prepara um disco conjunto, surge seis anos depois do último album de originais (“Dor de Mar”, 2011) tendo sido lançado em Portugal em Maio passado.

“Dzem Kma Sim (moda Tcheka)”, “Kassarola”, “Peito Na Peito”, “Boka Kafé”, “Pexin Pexon”, “Quinta-feira”, “Soncente”, “Barquinho”, “Santa”, “Dzem Kma Sim”, “Skarera” e “Strada” são os 12 temas reunidos neste novo álbum onde sobressaem a voz e a guitarra deste que é um dos músicos cabo-verdianos da actualidade mais reconhecidos internacionalmente.

Acústico, o disco abre com o tema “Dzem kma sim”, numa versão sub-intitulada “moda Tcheka”, que repete a presença (de forma mais próxima à versão original do amigo Hernani Almeida) mais adiante no alinhamento do álbum. Os dois músicos e amigos colaboraram muito no início da carreira quando Tcheka esteve ligado à produtora Harmonia/Lusafrica.

A revista britânica, Songlines, especializada em crítica musical, atribui quatro estrelas ao disco do artista a quem se refere como sendo um “cantor notável” e “impressionante guitarrista acústico”.

Foi com a Harmonia que Tcheka gravou os seus primeiros três álbuns: “Argui” (2002), o primeiro trabalho a solo depois de algumas participações em álbuns colectivos; “Nu Monda” (2005), que lhe rendeu várias criticas positivas da imprensa internacional e o prémio de Melhor Artista do Ano da RFI; e “Lonji” (2007) onde intervém na produção o brasileiro Lenine.

A antecipar o espectáculo de hoje Tcheka esteve ontem, 20, à conversa com fãs e jornalistas no Palácio da Cultura Ildo Lobo onde interpretou alguns dos temas do novo disco.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,21 dez 2017 14:54

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 dez 2017 14:55

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.