A ALAIM faz anos e Sara Tavares vem cantar os parabéns

PorChissana Magalhães,14 jan 2018 16:21

1

​A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) cumpre no dia 22 de Janeiro o seu segundo aniversário e a madrinha do projecto, a cantora Sara Tavares, irá actuar no evento comemorativo, oOver12.

Evento que marcou a inauguração da ALAIM a 22 de Janeiro de 2016, dia de São Vicente, o Over12 mantem a sua aposta de oferecer ao público 12 horas seguidas – das 15h às 03h – de uma programação artística que inclui música, dança, cinema, teatro e “muitas surpresas”.

E pouco a pouco vão sendo reveladas as actividades programadas para este ano que será marcado pela presença da cantora e compositora luso-cabo-verdiana Sara Tavares, convidada pelos promotores da ALAIM como madrinha do espaço ainda na fase em que procuravam apoios para concluir o projecto da escola de artes.

Mana Sara, como é carinhosamente chamada pelos amigos e fãs, já estivera no primeiro Over12 em que participou de um espectáculo com as crianças das oficinas de balé, teatro e música. Desta vez irá oferecer um show musical exclusivo para o Over12 em que estará acompanhada de algumas vozes femininas de Mindelo – como Diva Barros e Elaine Rosa – e do coro da Escola Secundária Jorge Barbosa.

Outro destaque da comemoração vai ser uma performance de dança por Bety Fernandes, dos Raíz di Polon, acompanhada pelo percussionista N’Du, seu companheiro. Aliás, o casal, através do espaço Gota d’Arte que dirige, irá assinar com a ALAIM um protocolo de geminação.

“Isso irá permitir-nos manter uma ligação que irá passar por troca de formadores, apoio no marketing institucional, e eles mesmos, como artistas que são, virem cá ministrar oficinas”, explica Janaína Alves, coordenadora geral da ALAIM.

A reposição da peça teatral “Quotidiamo – Esta Não É Uma História de Amor”, dramaturgia conjunta de Rui Zink, José Mena Abrantes, Abraão Vicente e Ivam Cabral encenada pela primeira vez em 2014, é outro momento alto das 12 horas de festa em que o teatro também estará presente através da apresentação oficial da recém-lançada revista “SÈNIKA”.

A ”Revista do Teatro Crioulo” conta com a coordenação editorial de João Branco e coordenação gráfica de Patrícia Cividanes, autora da revista “Antropositivo”, do Brasil. No nº 0 da “Sénika” participam com textos Ana Sofia Paiva, Fabiano Muniz, Nuno Andrade Ferreira, Vanísia Fortes, Airton Ramos, Lisa Reis, Jorge Carlos Fonseca, Marisia Silvestre, Filinto Elísio e José Pinto; com fotografias Bob Lima e Helena Moscoso; e Yuran Henrique com ilustrações.

Homenagem a Mick Lima

Neste 2º aniversário a ALAIM homenageia aquele que foi um dos seus primeiros formadores, o percussionista Mick Lima. O mestre que em 20 anos formou praticamente todas as baterias dos grupos carnavalescos de Mindelo, vai ter uma sala de música da escola baptizada com o seu nome.

“Uma homenagem justa”, sublinha Janaína Alves. A professora de teatro ressalta ainda a retoma das oficinas do projecto Bolsa de Acesso à Cultura que de momento conta com uma média de mais de 50 crianças inscritas.

“ Elas frequentam a ALAIM duas vezes por semana, recebendo aulas de várias expressões artísticas, desde música, teatro, dança…De dois em dois meses, temos um calendário de oficinas. Este grupo que começou em Setembro vai fazer várias apresentações no Over12; desde teatro a performance de danças tradicionais e vão apresentar o livro que criaram com as duas orientadoras voluntárias, vindas do Luxemburgo, que tivemos cá no ano passado. Esse livro vai ser depois comercializado no Luxemburgo e o retorno financeiro canalizado de volta a este projecto”.

A expectativa é de que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, que tutela a BA-Cultura, marque presença no evento para acompanhar os resultados desta que foi a primeira célula do programa destinado a crianças oriundas de famílias economicamente desfavorecidas a entrar em funcionamento.

Inaugurada em Janeiro de 2016 a ALAIM é, segundo o mentor do projecto, João Branco, um sonho com cerca de 20 anos de existência e que só se concretizou pela junção de esforços. Após conseguir a cedência de um espaço pela Ímpar, foram realizadas campanhas de crowdfunding para adaptar o armazém e transformá-lo num conjunto de salas prontas a receber as oficinas artísticas, biblioteca, mediateca e um auditório para espectáculos.

Este segundo ano de actividades que agora se encerra foi, segundo a entrevistada, mais difícil, tendo em conta “a saída de alguns formadores e alguns projectos que não se concretizaram” mas ainda assim “com menos dívidas” que o primeiro.

O futuro promete ser mais risonho e vários projectos estão já na calha. Uma boa nova é a instalação no espaço da ALAIM, numa espécie de co-working, de um gabinete da Embaixada dos Estados Unidos da América para a cultura e que, entre outras funções, se irá dedicar a dinamizar projectos culturais em Mindelo.

Entretanto, trabalha-se em ritmo acelerado para que na data marcada tudo esteja a postos para a Over12 cultural onde os promotores esperam ainda receber o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, padrinho da Academia.


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 841 de 10 de Janeiro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,14 jan 2018 16:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 dez 2018 3:22

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.