Fotografias que contam uma viagem à África Ocidental

PorChissana Magalhães,22 jan 2018 16:06

1

Guiné-Bissau
Guiné-BissauVadu Rodrigues

Há um ano o fotógrafo cabo-verdiano Vadu Rodrigues pôs uma mochila às costas e percorreu alguns países da África Ocidental. Da viagem resultou uma série de fotografias que o mesmo vai partilhar hoje, juntamente com as histórias á volta das imagens, numa palestra no campus da Uni-CV, no Palmarejo.

Senegal, Gambia e Guiné-Bissau são os países do oeste africano registados nas fotografias que Vadu Rodrigues trouxe na bagagem da sua viagem ao continente. Cabo Verde também entra no roteiro, já que há alguns anos que este jovem cabo-verdiano vive em Portugal.

Em cada país foram dois ou três dias a captar o movimento das ruas, a peculiaridade das paisagens, as pessoas e os seus costumes, a sua cultura.

“Quero voltar, porque dois, três dias, é muito pouco tempo para explorar , ganhar a confiança das pessoas… Mas, mesmo assim, consegui captar alguma coisa”, conta Rodrigues que pretende regressar a estes países e conhecer outros da região. Mais: quer viajar por todo o continente e, claro fotografar cada país.

“Quero inspirar as pessoas a conhecer estes países, a conhecer África ocidental para além daquelas imagens de problemas, de guerras e fomes, mas também sair um pouco daquela ideia de cartão postal”.

Constatando que viajar de avião dentro do continente é caro, o fotógrafo preferiu deslocar-se entre os países de carro. Algo comum nos países visitados, onde diz que vários tipos de veículos – desde carros para aluguer individual a transporte tipo “hiace” - disponibilizam a ligação de uma região para outra, de um país para outro.

“West Africa Travel - Viagens pela África Ocidental ” é um projecto para continuar e que o jovem quer converter numa exposição de fotografias impressas e, assim o consiga, num livro.

Cartaz da palestra
Cartaz da palestra

Natural da Cidade da Praia, aos 17 anos foi para Portugal fazer os estudos universitários. O seu contacto com a fotografia começou em finais de 2010, quando por diversão se dedicava a fotografar os convívios com os amigos.

Há três anos que se tornou fotógrafo das noites do Algarve, uma das principais regiões turísticas de Portugal e as fotografias que regista dos espaços nocturnos têm lhe rendido não só exibição em espaços e páginas de referência na Europa como convites para fotografar grandes eventos como Top 10 De La Mode Ivoariane, em Abidjan, Costa de Marfim.

O trabalho, sazonal, permite-lhe reservar parte do ano para viagens em que enriquece o seu portefólio de imagens, tendo já viajado por mais de 20 países no mundo e por 3 continentes diferentes. 

Nesta passagem por Cabo Verde, onde se encontra desde Dezembro, está a aproveitar para fotografar o interior de Santiago, registando a ruralidade e as tradições culturais da ilha.

A palestra “West Africa Travel - Viagens pela África Ocidental ” é às 16 horas, no campus da Uni-CV no Palmarejo, e aberta a todo o público.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,22 jan 2018 16:06

Editado porChissana Magalhães  em  23 jan 2018 10:09

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.