Paulo Cabral apresenta na Praia “Um olhar fotojornalístico de uma Guiné Rural e Urbana”

PorDulcina Mendes,3 fev 2018 14:46

​“Um olhar fotojornalístico de uma Guiné Rural e Urbana” é título de uma exposição fotográfica do realizador Paulo Cabral que está exposta na Sala do Munícipe na Câmara Municipal da Praia.

Esta exposição enquadrada nos 160 anos da cidade da Praia é formada por 30 fotografias que mostram a vivência dos bissau-guineenses.

Segundo Paulo Cabral, esta exposição é o resultado de uma viagem pela cultura, hábitos e costumes da Guiné-Bissau. “Esta exposição é um olhar de um fotojornalista, de uma Guiné-Bissau urbana e rural, que não escolhe os sítios para fotografar, guiado pelo acaso”.

Conforme o realizador, o objectivo desta exposição é mostrar um pouco da Guiné-Bissau que, muitas vezes, é notícia pelas piores razões. “Acho que consegui desvendar nesta exposição os hábitos e costumes desse povo”.

“Em 2008 e 2010 tive o prazer de viajar e conhecer um pouco desse país e fiquei surpreendido. E é esta surpresa que quero partilhar nesta mostra fotográfica”, explicou.

As fotografias foram feitas durante a participação do artista num workshop de formação para realizadores africanos, o Africadoc. “São recolhas feitas de Norte a Sul da Guiné, inclusive em algumas ilhas como Bubaque e Rubane que ficam dentro da área protegida da Guiné-Bissau, umas das reservas mais importantes da África”.

Com esta exposição, Paulo Cabral quer mostrar aos cabo-verdianos um outro olhar sobre a Guiné-Bissau.

“Aquela imagem que tinha da Guiné-Bissau transformou-se em amor e hoje em dia sou apaixonado por aquele país”, frisou.

Paulo Cabral conta que a exposição levou dez anos para se concretizar. “O meu projecto era trazer essa exposição para a Praia, São Vicente e Guiné-Bissau. Depois de cá quero levar essa exposição à Guiné-Bissau, porque no fundo quero devolver aos guineenses esses trabalhos”.

A exposição, que foi inaugurada esta segunda-feira, pode ser visitada até sexta-feira, 2 de Fevereiro. Paulo Cabral nasceu em Angola, filho de pais cabo-verdianos. É realizador de alguns documentários como “Cova da Moura”, “O Candidato”, e “Deportado”.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 844 de 31 de Janeiro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,3 fev 2018 14:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 fev 2018 14:46

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.