A Semana Nacional do Património Cultural, será de 16 a 20 deste mês, e terá palestras, conferência, conversas abertas, visitas guiadas e mesa redonda, nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Fogo e Santiago.
Segundo uma nota do IPC, a Semana Nacional do Património Cultural tem como objectivo consciencializar e sensibilizar as instituições e a comunidade de que a preservação do património cultural é responsabilidade de todos.
De acordo com o programa, as actividades arrancam no dia 16, na ilha de São Vicente com uma palestra sobre “Património Cultural, uma herança a salvaguardar”.
Ainda no mesmo dia, no Museu do Mar, em São Vicente, será realizada uma conferência sobre o tema “Centros Históricos de Cabo Verde, entre o binómio Desenvolvimento Urbano e a Preservação do Património”.
A ilha de Santa Antão, recebe no dia 17 uma palestra sobre “A Valorização do património cultural na dinamização do turismo sustentável”. No mesmo dia, na cidade da Praia, acontece uma Aula Magna: A Ribeira Grande de Santiago e a primeira globalização, que terá como orador o professor João Paulo Ribeira.
Na ilha de Santiago, o Centro Cultural Cidade Velha receberá uma mesa redonda sobre “Património Cultural em diálogo com: urbanismo, turismo e cidadania", no dia 18. De seguida, será empossada a Comissão Nacional para o Património Cultural Classificado do Sítio Histórico e Arqueológico da Trindade, no Palácio do Governo.
Constam ainda do programa, visitas guiadas e lançamento do concurso fotográfico “Olhar sobre o Património Cultural", entre outras actividades.