Semana Nacional do Património Cultural com actividades em várias ilhas

PorDulcina Mendes,16 abr 2018 7:23

Salina de Pedra de Lume, ilha do Sal
Salina de Pedra de Lume, ilha do Sal(IPC)

No âmbito do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se celebra no dia 18 deste mês, o Instituto do Património Cultural (IPC) realiza a primeira Semana Nacional do Património Cultural.

A Semana Nacional do Património Cultural, será de 16 a 20 deste mês, e terá palestras, conferência, conversas abertas, visitas guiadas e mesa redonda, nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Fogo e Santiago.

Segundo uma nota do IPC, a Semana Nacional do Património Cultural tem como objectivo consciencializar e sensibilizar as instituições e a comunidade de que a preservação do património cultural é responsabilidade de todos.

De acordo com o programa, as actividades arrancam no dia 16, na ilha de São Vicente com uma palestra sobre “Património Cultural, uma herança a salvaguardar”.

Ainda no mesmo dia, no Museu do Mar, em São Vicente, será realizada uma conferência sobre o tema “Centros Históricos de Cabo Verde, entre o binómio Desenvolvimento Urbano e a Preservação do Património”.

A ilha de Santa Antão, recebe no dia 17 uma palestra sobre “A Valorização do património cultural na dinamização do turismo sustentável”. No mesmo dia, na cidade da Praia, acontece uma Aula Magna: A Ribeira Grande de Santiago e a primeira globalização, que terá como orador o professor João Paulo Ribeira.

Na ilha de Santiago, o Centro Cultural Cidade Velha receberá uma mesa redonda sobre “Património Cultural em diálogo com: urbanismo, turismo e cidadania", no dia 18. De seguida, será empossada a Comissão Nacional para o Património Cultural Classificado do Sítio Histórico e Arqueológico da Trindade, no Palácio do Governo.

Constam ainda do programa, visitas guiadas e lançamento do concurso fotográfico “Olhar sobre o Património Cultural", entre outras actividades.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,16 abr 2018 7:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.