São Nicolau: Público e organização dão nota positiva ao Festival de Morna

PorExpresso das Ilhas,21 abr 2018 11:06

​Caiu o pano sobre a 6ª Edição do “Sodade, Festival d’Morna” que decorreu de 13 a 14 de Abril, em Praia Branca, Tarrafal de São Nicolau. A Câmara Municipal local faz balanço positivo do evento, quer da prestação dos artistas, quer da afluência do público.

Do leque dos artistas e agrupamentos musicais convidados, apenas Chico Serra, de São Vicente e Albertino Évora, da Praia, não puderam participar. Já ‘Trio de São Nicolau’ composto por Tomás Delgado, Pedro Soares e Sr. Reis, do Sal, Virgílio Duarte (Ti Gil), Christian Lopes e José “Djoy” Fortes; Arlindo Rodrigues, da Brava; Rodji Monteiro, da Ribeira Grande, de Santo Antão; Joanita Fonseca, do Porto Novo; da ilha de Santiago Suzete Montrond, Naty Martins e Edmir Varela, da Boa Vista, Lavinha Freire e os artistas da casa Marly Soares Leontina Fortes, João Eugénio da Ribeira Brava e Djuta Gomes e Gute Matias, de Fajã, e o padrinho do festival Nhelas Spencer animaram as duas noites do festival da morna.

De acordo com o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, Idildo Gomes, a afluência do público, na sua maioria formado por jovens, foi muito superior aos anos anteriores, o que o leva a perspectivar uma boa continuidade do festival no futuro.

Este ano o “Sodade, Festival d’Morna” homenageou Armando Ramos Cabral, músico que tocou com Armando Zeferino Soares autor da famosa morna “Sodade”.

O homenageado, filho de Praia Branca, nasceu no dia 3 de Junho de 1945. Armando d´Pletche, como também é conhecido, foi escolhido por ser um músico que tocou com Armando Zeferino Soares, autor da famosa Morna “Sodade” e pelo grande contributo dado na morna e na cultura da ilha de São Nicolau.

Como nos anos anteriores o palco do festival foi montado no Largo da Laja, ao lado da casa onde viveu o autor da morna “Sodad d’ nha Terra Saninclau”, Armando Zeferino Soares.


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 855 de 18 de Abril de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 abr 2018 11:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 abr 2018 14:14

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.