Recomendação para ouvir: …Missouri Skyes, short stories from Pat and Charlie

PorPaulo Lobo Linhares,10 mai 2018 11:43

​Contam os livros que este trabalho teve início numa conversa tida entre os dois músicos, aquando de um concerto de Ornette Coleman. Continuaram as conversas, tidas noutros encontros musicais, até que finalmente o contrabaixista Charlie Haden e o guitarrista Pat Metheny, levaram adiante o tão arquitectado encontro.

Nasce então o álbum “ Beyond the Missouri Sky”, que sai pela conceituada label “Verve”.

Lembro-me claramente da primeira vez que ouvi o disco. Já no final do dia, ao cair da noite, chegava cansado a casa, e pus o disco. Encostado a uma almofada, logo nas primeiras notas começava a viajar com o disco. Sem dar por mim, os cenários que iam se formando à minha frente, ilustrados pelas sonoridades vindas das notas e sobretudo das melodias criadas por Haden e Metheny, envolviam-me num tipo de calma com sensações cinematográficas…e tantos cenários iam se formando!...

Metheny está (também) bastante ligado às sonoridades eléctricas, mas aqui o acústico deste guitarrista que se funde ao sublime contrabaixo de Haden. Então tudo é compartilhado, tudo é imaginário…tudo é lírico.

As cordas de Metheny quase que se fundem com as do contrabaixo de Haden, e tudo passa a ser paz…pureza (referindo-me aqui à não introdução de artifícios técnicos…apesar de um ou outro apontamento mais sintetizado) e paz…muita paz musical.

O clássico tema “Cinema Paradiso“ ou o grande “Spiritual”, composto pelo filho de Haden – Joshua Haden – líder de um enorme projecto que proponho vivamente, chamado “Spain” tornam este disco num manancial emocional enorme.

Usando o título do tema que Joshua Haden traz para o disco – estamos claramente perante um disco emocional que tocará qualquer coração.

Um disco para viagens …ou se preferirmos para viajar.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 858 de 09 de Maio de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,10 mai 2018 11:43

Editado porAndre Amaral  em  10 mai 2018 11:43

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.