Concurso Lusófono da Trofa. Faltam dez dias para o fim do prazo

PorExpresso das Ilhas,21 mai 2018 12:41

Imagem do Concurso
Imagem do Concurso(CM Trofa)

Ao último dia do mês de Maio fecha o prazo para a submissão de trabalhos concorrentes ao Prémio Matilde Rosa Araújo, voltado a cidadãos dos países lusófonos e que premeia livros infantis inéditos.

Organizado pela Câmara Municipal da Trofa e pelo Instituto Camões, o concurso tem como propósito a defesa e a consolidação da Língua Portuguesa, buscando também estimular a produção literária com recurso á escrita criativa e o hábito de leitura.

Aberto a todos os países de língua oficial portuguesa, e portanto a Cabo Verde, o concurso contempla não apenas a produção escrita mas também a ilustração, reservando para esta categoria um montante de 1500 euros. Para o Prémio Matilde Rosa Araújo o valor é de 2000 euros, havendo ainda 1000 euros para o Prémio Lusofonia.

Em Cabo Verde, as obras inéditas e assinadas com pseudónimo devem ser entregues ou enviadas ao Centro Cultural Português – Instituto Camões (Praia ou Mindelo) dentro do prazo. Os vencedores são anunciados em meados de Novembro, por ocasião das comemorações do aniversário do Município da Trofa.

Cabo Verde tem participado nos anos mais recentes no Prémio Matilde Rosa Araújo e, embora nunca tenha ganho o prémio principal, recebeu por algumas vezes menções honrosas. “ A Fita Cor de Rosa” de Odair “Dai” Varela Rodrigues e “ O Senhor Araújo” de Maria Augusta Évora Tavares estão entre os distinguidos em 2013 e 2015 respectivamente.

Matilde Rosa Lopes Araújo foi uma escritora portuguesa da literatura infantil. Escreveu mais de 40 livros de contos e de poesia para adultos e mais de 20 livros de contos e de poesia para crianças.

Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho “Fadas Verdes” (livro de poesias de 1994). Em maio de 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores. Faleceu em 2010.

O regulamento do concurso pode se encontrado aqui .

Autoria:Expresso das Ilhas,21 mai 2018 12:41

Editado porChissana Magalhães  em  21 mai 2018 12:41