Sal EnCena pela sexta vez

PorChissana Magalhães,14 jun 2018 15:28

Recorte do cartaz da peça "O Despertar do Fauno"
Recorte do cartaz da peça "O Despertar do Fauno"(Zé Pereira)

Hoje, e até Domingo, a ilha do Sal é um palco. O festival nacional de teatro - que a cada ano se internacionaliza um pouco mais - volta a acontecer, com muitos grupos que participaram em anos anteriores a repetir presença.

Coube ao artista plástico Bento Oliveira, de Santo Antão, o primeiro momento da edição deste ano do festival de teatro Sal EnCena, que de 14 a 17 de Junho se realiza em Santa Maria, na ilha do Sal.

Inaugurada sábado passado no Centro Cultural de Santa Maria, a mostra Selada traz xilogravuras, desenhos, pinturas e instalações criadas pelo versátil artista plástico que, até o cair do pano do evento, irá recepcionar o público que for assistir aos espectáculos.

E são mais de dez os espectáculos no programa do festival que começa a alargar a presença de companhia internacionais. Este ano, para além de Portugal, Brasil e, de certa forma, Espanha também marcam presença. De terras lusas chega o projecto O Som do Algodão para contar “Estórias de lá e de cá” e o declamador Paulo Campos dos Reis fará a leitura de poesias.

A presença brasileira será com a peça “Cárcere”, do Núcleo Vinícius Piedade e Companhia, que já tinha apresentado este espectáculo solo - que apresenta uma semana na vida de um pianista que se encontra encarcerado e acaba sendo feito refém durante uma rebelião - no Festival Mindelact, em Novembro do ano passado.

Espanha chega ao Sal EnCena através dos textos que contam a vida e obra de Garcia Lorca adaptados para a peça “Viagem de Lua e Areia”. O Projecto da Embaixada Espanhola em Cabo Verde conta com elenco inteiramente cabo-verdiano, e teve a sua estreia em Março deste ano na cidade da Praia, sendo depois encenado em Mindelo, no mês seguinte.

Imagem do Sal EnCena 2018
Imagem do Sal EnCena 2018

Para além das presenças internacionais, o festival continua a convocar o teatro que se faz pelas ilhas. Responderam ao convite o Projecto Chiquinho, que de São Nicolau leva a peça “Bodje de Rabeca”, a companhia santiaguense Fladu Fla com “Fronta ê ka sô Agu ku Lumi”, o grupo de teatro Pró Morro que viaja do Maio para apresentar “A Menina e o Boi” e, de Mindelo, a Cia 50 Pessoa com a comédia “Luz já Bai”.

Em estreia absoluta no Sal EnCena vai estar o muito aguardado espectáculo de dança-teatro “L' Aprés Midi d'un Faune\O Despertar do Fauno” pelo projecto Studio 85. Será no sábado, dia 16, que esta adaptação do poema sinfónico do francês Claude Debussy e, sobretudo da versão para bailado criada por Vaslav Nijinsky, subirá ao palco do Salão Paroquial de Santa Maria.  "L' Aprés Midi d'un Faune" foi tornado poema sinfónico por Debussy a partir do poema homónimo criado no século XIX por outro autor francês, o poeta Stéphane Mallarmé. Considerado um marco na literatura francesa, o poema narra as experiências sensuais de um fauno que acaba de acordar após a sesta. 

Depois da estreia no festival da ilha do Sal a adaptação, interpretação e coreografia de Christian Lima, com desenho de cenário assinado por Yuran Henrique, vem à cidade da Praia onde estará em exibição nos dias 27 e 28 de Junho, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Na programação do Sal EnCena continua a haver lugar reservado para os mais novos. São vários os espectáculos de contação de histórias, protagonizados por actores experientes nestas lides como os cabo-verdianos Adriano Reis, Elizabeth Gonçalves e Gil Moreira, para além dos já referidos portugueses Paulo Campo dos Reis e projecto Som do Algodão.

O Festival Nacional de Teatro é realizado através da parceria entre a Associação Dja d´Sal (que organiza), o Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, a Câmara Municipal do Sal, a Mugos Produções, a RJ Anima e a Câmara Municipal de Sintra (Portugal).

Programação completa:

image

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,14 jun 2018 15:28

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 jun 2018 16:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.