Candidaturas para prémio literário Arnaldo França decorrem até 31 de Agosto

PorExpresso das Ilhas,19 jun 2018 7:55

Arnaldo França
Arnaldo França

​As candidaturas para a 1ª edição do prémio literário Arnaldo França, instituído pela Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), e pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), de Portugal, decorrem até 31 de Agosto.

O prémio tem como objectivo homenagear o escritor Arnaldo França, falecido em 2015, promover a produção literária no arquipélago e colocar a Imprensa Nacional de Cabo Verde mais próxima da sociedade, afirma o administrador Miguel Semedo.

“É um prémio que vai fazer com que as pessoas possam ter de facto uma outra imagem da Imprensa Nacional de Cabo Verde. O nosso propósito é incentivar os escritores ou futuros escritores a divulgarem as suas obras”, concretiza Semedo.

Os candidatos devem ser cabo-verdianos ou residir há mais de cinco anos em Cabo Verde e submeter ao concurso, até 31 de Agosto, textos originais no domínio da prosa literária em língua portuguesa e que não tenham sido apresentados em nenhum outro concurso com decisão pendente.

A decisão do júri será divulgada até 15 de Outubro, nos sítios institucionais da INCM e da INCV.

O autor premiado terá direito a uma quantia pecuniária de 550 contos e verá ainda a sua obra ser publicada por essas duas instituições.

Arnaldo Carlos de Vasconcelos França é um dos nomes maiores da cultura cabo-verdiana.

Nasceu na cidade da Praia em 1925 e morreu em 2015. É reconhecido como poeta, ensaísta, académico, crítico, estudioso e historiador da literatura cabo-verdiana.

É autor, entre outras obras, de “Notas sobre Poesia e Ficção Cabo-Verdianas” (1962) e colaborou com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda na “Obra Poética”, de Jorge Barbosa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 jun 2018 7:55

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 jun 2018 14:47

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.