Nos próximos dias, o grupo, que este ano já pisou palcos internacionais de prestígio, como o Rock in Rio, terá espectáculos na ilha do Fogo, em São Lourenço e na Calheta de São Miguel, continuando a sua tournée por Cabo Verde. Em Setembro tem agendado concertos nos Estados Unidos da América, Canadá, Portugal e Luxemburgo.
O grupo, formado em 1996, quando os sintetizadores dos anos 80 começam a dar lugar aos instrumentos tradicionais, é um símbolo incontornável da música de Cabo Verde.
As suas músicas têm como base o Funaná (lento, rápido e sambado), a Tabanka, o Batuque e Finaçon, ritmos tradicionais da Ilha de Santiago. Com uma sonoridade muito própria integram instrumentos tradicionais de sopro como a Bombona (búzio com mais de 100 anos), Meia Bumba e Concertina.
“Fundu Baxu”(1997) e “Rei di Tabanka”(1999) são os primeiros álbuns de grupo. Em 2002 Ferro Gaita, é nomeado para o Kora Awards e no ano seguinte edita “Bandêra Liberdadi”(2003). O quarto CD de originais “Cidade Velha”foi lançado em 2008. Em 2016, Ferro Gaita comemora 20 anos de existência e lança o mais recente “Festa Fora” (2016), sendo todos os discos de originais editados por Ferro Gaita Produções.
Com vontade de deixar este legado e um conhecimento mais aprofundado sobre este género musical também em termos técnicos, como por exemplo na tonalidade específica do acordeão, o grupo criou uma escola de música em Cabo Verde para que o conhecimento do Funaná possa ser eternizado pelas gerações mais novas.