Ferro Gaita no Rock in Rio Lisboa

PorExpresso das Ilhas,19 jun 2018 17:12

Ferro Gaita
Ferro Gaita(Divulgação- Rock in Rio Lx)

A banda cabo-verdiana Ferro Gaita vai actuar no Rock In Rio Lisboa. Esta é a primeira participação de uma banda de Cabo Verde no festival, um dos maiores eventos musicais do mundo.

Será no Domingo, dia 24, que o grupo Ferro Gaita vai estar no Palco EDP Rock Street do Rock in Rio Lisboa, que tem África como tema. 

Marcado para decorrer entre as 19 horas e as 19h45, o espetáculo do conjunto cabo-verdiano promete, como habitualmente, animar o público presente com um reportório ao seu estilo, recheado de muito funaná mas também de batuco e tabanca. 

Esta será a primeira participação de um grupo de Cabo Verde no festival cuja organização destaca na sua página oficial como motivos para assistir ao concerto da banda crioula o grande sucesso do CD "Rei di Funaná" (lançado em 2001), os mais de 20 anos de carreira do grupo e o facto de serem uma das bandas de referência de Cabo Verde. 

Nascida em 1996 a banda Ferro Gaita destacou-se por um retorno às raízes do funaná, ao fazer do ferrinho e da gaita instrumentos de eleição. Tendo começado por actuar em bares e em concertos de rua, rapidamente despertaram a atenção e começaram a pisar o palco dos grandes festivais musicais de Cabo Verde. O primeiro disco "Fundu Baxu", gravado em 1997, foi um enorme sucesso, com todas as músicas a tornarem-se hits repetidos continuamente nas rádios do país, tendo merecido uma reedição três anos depois. A internacionalização da banda não tardaria. 

Do seu repertório de discos fazem também parte "Rei di Tabanka", "Bandera Liberdade" e "Cidade Velha", entre outros. Em 2006 o grupo foi condecorado com uma medalha de mérito cultural pelo Presidente da  República.

O Rock in Rio Lisboa 2018 decorre de 23 a 30 de Junho e pelos quatro palcos do evento irão passar nomes  como Bruno Mars, Katy Perry, Bonga, The Killers, Carlão, Demi Lovato, Sara Tavares, Tabanka Djazz, Anitta e Ivete Sangalo, entre dezenas de outras atrações. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 jun 2018 17:12

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 mar 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.