Cesária Évora Academia de Artes com estatuto próprio em 2019

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,9 ago 2018 7:23

Abrãao Vicente
Abrãao Vicente (Rádio Morabeza)

​O Governo quer formalizar e criar um estatuto para a Cesária Évora Academia de Artes (CEAA) em 2019. Revelação feita ontem à tarde pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, à margem da visita efectuada à referida academia, no âmbito do programa oficinas de verão e férias criativas.

Abraão Vicente diz que quer fazer da CEAA uma academia voltada para o ensino artístico.

"A ideia agora é de facto, no próximo ano 2019, conseguir institucionalizar a Cesária Évora Academia de Artes, ter um orçamento, conseguir ter um corpo de professores e conseguir fazer com a calma que é necessária fazer a institucionalização de uma academia voltada apenas para ensino artístico", explica.

No que diz respeito ao alargamento da Cesária Évora Academia de Artes (CEAA) para as outras ilhas, Abraão Vicente diz que isso dependerá das verbas disponíveis.

"Neste momento, infelizmente, não conseguimos para 2019 uma verba para fixa no orçamento do Estado para a sua total autonomia, então este processo de alargamento está dependente disso. Queremos primeiro consolidar a academia cá na Praia, como vocês podem ver ainda estamos a comprar instrumentos, temos alguma carência em termos de professores formados para entrar no quadro. Como também sabem a academia ainda não está totalmente formalizada. Demos prioridade à formalização do Centro Nacional de Artes, artesanato e Design, em Mindelo", avança.

A Cesária Évora Academia de Artes (CEAA) tem cerca de 300 alunos, que estão a frequentar diversas oficinas criativas, oferecidas pelas instituições tuteladas pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC). Aulas de bateria, guitarra, teatro, pintura, artes plásticas, escrita criativa, expressão artística e dança formam o programa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,9 ago 2018 7:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 ago 2018 7:34

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.