Recomendação para ouvir: Pedro e o Lobo – a mais bela versão do miúdo que enfrentou o feroz Lobo

PorPaulo Lobo Linhares,19 ago 2018 11:13

​Ainda me lembro de um dos primeiros vinis que me foi oferecido pelo meu pai, era eu ainda miúdo. Por coincidência, há pouco tempo recebi como prenda do meu irmão a mesma obra com outra interpretação.

Trata-se de “Pedro e o Lobo” do compositor russo Sergei Prokofiev – para mim, uma das mais belas formas de mostrar a excelência da música.

Nela o autor conta uma estória com várias personagens. Cada personagem é representada por um instrumento… a preciosa flauta transversal a representar o pássaro, amigo de Pedro – o herói do conto – que é representado pelo quarteto de cordas, conforme o momento em que se desenrola a estória…entre outras personagens e seus respectivos instrumentos.

Lembro-me ainda do fantástico exercício de imaginação que fazia ao ouvir a peça, imaginando cada personagem ou momento, traduzido pelos mais diferentes instrumentos…e o poder da música era sublimemente demostrado.

Como disse, ouvia e imaginava de tal modo que julgava ser impossível a criação de qualquer imagem real, que conseguisse ultrapassar os cenários que criava na minha imaginação.

Confesso que tudo o que encontrava sobre esta obra, procurava conhecer, discos e DVDs.

Foi exactamente num DVD, feito com marionetes (isto a propósito da peça de marionetes que esteve presente no Palácio da Cultura, na feliz extensão do Mindelact para a Praia, acto que esperemos que tenha não só continuidade mas também que aumente o seu cartaz) que encontrei uma das mais belas interpretações de “Pedro e o Lobo”.

Da editora “Arthouse”, toda a estória é criada por um cenário deslumbrante feito originalmente por uma equipa que se baseia na bela e extraordinária escola Checa, os mestres da animação a par de quase toda a zona do Leste europeu.

Não há vozes, nem narração. A obra é inteiramente contada … narrada…superiormente pelos instrumentos…como referi acima. A doce e deliciosa flauta a representar o pássaro será um dos pontos altos, sendo maior os momentos em que pela exaltação da narrativa, Pedro é representado de maneira quase que irrepreensível pelo extraordinário quarteto de cordas.

A qualidade técnica das imagens é soberba, que, aliada às expressões conseguidas pelos autores dos bonecos …a fúria do lobo…os sorrisos matreiros de Pedro…etc, tornam a parte visual deste DVD esplendoroso. Se a isso juntarmos os efeitos sonoros conseguidos…o frio da aldeia…o barulho dos passos de Pedro a pisar as folhas, mais a qualidade da orquestra, quase que arrisco-me a dizer que estamos perante uma obra-prima, indispensável a qualquer amante (e não só) da música ou…do belo!

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 872 de 14 de Agosto de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,19 ago 2018 11:13

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 ago 2018 13:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.