Este encontro, que será realizado sob o lema “Konbersu sobri tabanka – Nu toma troga”, em português “Conversando sobre Tabanca – Vamos trocar experiências”, pretende contribuir para não deixar morrer esta tradição cultural que é mais forte na ilha de Santiago.
A conversa aberta acontece no Museu da Tabanca, no âmbito da realização do Inventário Nacional da Tabanca que o Instituto do Património Cultural (IPC) tem em curso.
Concertar posições e levar a debate temas ligados à Tabanca irão ocupar os trabalhos do encontro que tem em agenda a preparação do Festival da Tabanca que irá acontecer em Novembro deste ano, em Santa Catarina, depois do inventário que o IPC está a realizar para identificar as necessidades de cada grupo, em matéria de indumentárias e instrumentos musicais.
Este encontro contará com a participação dos grupos de Achada Leite, Charco, Palha Carga, Ribeirão Manuel, Rubeira Riba, Chã de Tanque e também da cidade da Praia.
A abertura da conversa aberta será presidida pelo Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente e contará com as intervenções de Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Beto Alves e do Presidente do IPC, Jair Fernandes.