Livraria Pedro Cardoso leva Feira do Livro à ilha do Maio

PorDulcina Mendes,1 set 2018 10:15

Enquadrada na sua política de levar o livro a todos os municípios do país, a Livraria Pedro Cardoso (LPC), estará na ilha do Maio de 3 a 7 de Setembro, em mais uma acção de promoção do livro e da leitura.

Durante uma semana, esta­rão à disposição dos maienses e de todos aqueles que visitam a ilha nessa época do ano, cen­tenas de obras de várias áreas de conhecimento.

A cerimónia de abertura da feira está marcada para o dia 3 de Setembro, às 10 horas, na Biblioteca Municipal e estão previstas intervenções do pre­sidente da Câmara Munici­pal do Maio, Miguel Rosa, do PCA da SDTIBM (Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio), Luís Silva, e do administrador da Livraria Pedro Cardoso, Mário Silva.

Esta é a primeira vez que a Livraria Pedro Cardoso pro­move este evento na ilha do Maio, com objectivo de dar a conhecer a livraria e os seus livros aos maienses.

No âmbito da feira, a Livraria Pedro Cardoso tem agendada a realização de outras actividades como conversa aberta com João Pereira (Tikai), autor do livro “O grogue não é amigo do homem”, no dia 3 de Setembro.

No dia 6, haverá conversa aberta com o maiense Adalberto Silva (Betú) sobre o seu livro “História da ilha do Maio”.

“Sentimos a necessidade de levar a livraria para outras ilhas e municípios e por isso decidimos descentralizar um pouco”, explica o director co­mercial da Livraria Pedro Car­doso, Nataniel Fernandes.

Nataniel Fernandes disse que em todas as ilhas onde realizam este evento, procu­ram sempre levar centenas de livros, porque querem ter o máximo de obras disponíveis.

“Para a Feira no Maio a nos­sa expectativa é positiva, espe­ramos que tudo corra bem e que haja adesão do público em geral. Nas outras ilhas, a feira tem sido muito interessante e temos tido sempre feedback muito positivo”, ressaltou.

Na ilha do Maio, a feira conta com o apoio da Câma­ra Municipal e da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM).

A Feira da LPC já esteve nas ilhas de São Vicente, Sal, Boa Vista, São Nicolau, Fogo e em Santiago, onde já esteve em quase todos os municípios, faltando apenas o concelho de Ribeira Grande de Santiago.

Depois do Maio, a próxima Feira da LPC será na Ilha Brava, no mês de Outubro.

Quatro anos da Livraria

A Livraria Pedro Cardoso foi inaugurada em 2014, na Cidade da Praia, e desde então já realizou diversas actividades como lançamento de livros, conferências, palestras e música ao vivo.

Desde o início da sua acti­vidade editorial a esta parte, a LPC já editou cerca de 40 obras e este ano, arrancou com o projecto da revista Lei­tura, que conta neste momen­to com duas edições publica­das. A LPC já dispõe de pontos de venda em todas as ilhas.

O director comercial da Li­vraria Pedro Cardoso (LPC) faz um balanço positivo dos quatro anos da LPC e diz que ultrapassou todas as expec­tativas e que já conseguiu afirmar -se no mercado cabo­-verdiano.

Por outro lado, afirma que nesse sector é preciso muita coragem e dedicação. “Quan­do começamos com a livraria a reacção das pessoas foi um pouco de ceticismo. Conse­guimos consolidar o nome da Livraria Pedro Cardoso e hoje somos uma referência em Cabo Verde”.

Para consolidar ainda mais, Nataniel Fernandes avança que até Dezembro próximo, todas as sextas-feiras haverá lançamento de livros na Livraria Pedro Cardoso. No dia 5 de Setembro, está prevista a apresentação do livro “Homossexuais, Gays e Travestis em Mindelo” da autoria de Lurena Silva, na ilha de São Vicente, e no dia 7 será a vez da Cidade da Praia conhecer essa obra.

No dia 14 de Setembro, será apresentada o livro «Ritual de “Apanha de Espírito” em Santiago de Cabo Verde», de Arlindo Mendes, na LPC.

O lançamento da obra “Na­ção Identidade – A Singulari­dade de Cabo Verde”, de João Paulo Madeira, será no dia 21 de Setembro e no dia 28 de Setembro, haverá apresenta­ção do livro “Apontamento da História da Ilha do Maio” de Adalberto Silva (Betú), tam­bém na LPC.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 874 de 29 de Agosto de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,1 set 2018 10:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 set 2018 9:54

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.