Durante uma semana, estarão à disposição dos maienses e de todos aqueles que visitam a ilha nessa época do ano, centenas de obras de várias áreas de conhecimento.
A cerimónia de abertura da feira está marcada para o dia 3 de Setembro, às 10 horas, na Biblioteca Municipal e estão previstas intervenções do presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, do PCA da SDTIBM (Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio), Luís Silva, e do administrador da Livraria Pedro Cardoso, Mário Silva.
Esta é a primeira vez que a Livraria Pedro Cardoso promove este evento na ilha do Maio, com objectivo de dar a conhecer a livraria e os seus livros aos maienses.
No âmbito da feira, a Livraria Pedro Cardoso tem agendada a realização de outras actividades como conversa aberta com João Pereira (Tikai), autor do livro “O grogue não é amigo do homem”, no dia 3 de Setembro.
No dia 6, haverá conversa aberta com o maiense Adalberto Silva (Betú) sobre o seu livro “História da ilha do Maio”.
“Sentimos a necessidade de levar a livraria para outras ilhas e municípios e por isso decidimos descentralizar um pouco”, explica o director comercial da Livraria Pedro Cardoso, Nataniel Fernandes.
Nataniel Fernandes disse que em todas as ilhas onde realizam este evento, procuram sempre levar centenas de livros, porque querem ter o máximo de obras disponíveis.
“Para a Feira no Maio a nossa expectativa é positiva, esperamos que tudo corra bem e que haja adesão do público em geral. Nas outras ilhas, a feira tem sido muito interessante e temos tido sempre feedback muito positivo”, ressaltou.
Na ilha do Maio, a feira conta com o apoio da Câmara Municipal e da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM).
A Feira da LPC já esteve nas ilhas de São Vicente, Sal, Boa Vista, São Nicolau, Fogo e em Santiago, onde já esteve em quase todos os municípios, faltando apenas o concelho de Ribeira Grande de Santiago.
Depois do Maio, a próxima Feira da LPC será na Ilha Brava, no mês de Outubro.
Quatro anos da Livraria
A Livraria Pedro Cardoso foi inaugurada em 2014, na Cidade da Praia, e desde então já realizou diversas actividades como lançamento de livros, conferências, palestras e música ao vivo.
Desde o início da sua actividade editorial a esta parte, a LPC já editou cerca de 40 obras e este ano, arrancou com o projecto da revista Leitura, que conta neste momento com duas edições publicadas. A LPC já dispõe de pontos de venda em todas as ilhas.
O director comercial da Livraria Pedro Cardoso (LPC) faz um balanço positivo dos quatro anos da LPC e diz que ultrapassou todas as expectativas e que já conseguiu afirmar -se no mercado cabo-verdiano.
Por outro lado, afirma que nesse sector é preciso muita coragem e dedicação. “Quando começamos com a livraria a reacção das pessoas foi um pouco de ceticismo. Conseguimos consolidar o nome da Livraria Pedro Cardoso e hoje somos uma referência em Cabo Verde”.
Para consolidar ainda mais, Nataniel Fernandes avança que até Dezembro próximo, todas as sextas-feiras haverá lançamento de livros na Livraria Pedro Cardoso. No dia 5 de Setembro, está prevista a apresentação do livro “Homossexuais, Gays e Travestis em Mindelo” da autoria de Lurena Silva, na ilha de São Vicente, e no dia 7 será a vez da Cidade da Praia conhecer essa obra.
No dia 14 de Setembro, será apresentada o livro «Ritual de “Apanha de Espírito” em Santiago de Cabo Verde», de Arlindo Mendes, na LPC.
O lançamento da obra “Nação Identidade – A Singularidade de Cabo Verde”, de João Paulo Madeira, será no dia 21 de Setembro e no dia 28 de Setembro, haverá apresentação do livro “Apontamento da História da Ilha do Maio” de Adalberto Silva (Betú), também na LPC.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 874 de 29 de Agosto de 2018.