Exposição “Memórias” de Paulo Pina regressam à Praia

PorDulcina Mendes,15 set 2018 7:30

​Para assinalar o aniversário de nascimento de Amílcar Cabral o Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia, recebe a exposição de pintura “Memórias” e o concerto musical “Cantar Cabral e a Resistência”.

A exposição “Memórias” do artista plástico Paulo Pina que será inaugurada esta quarta-feira, 12, visa homenagear os estadistas cabo-verdianos pós-independência.

O artista plástico foguense vai apresentar vários quadros com retrato das principais figuras políticas de Cabo Verde pós-independência e de Amílcar Cabral, um dos obreiros da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

Esta exposição foi apresentada em Janeiro deste ano na Cidade da Praia, na Assembleia Nacional, e no mês de Abril passado, na Casa das Bandeiras, na ilha do Fogo.

Paulo Pina começou a carreira como pintor no Brasil, no ano 1998, desde então já participou em várias exposições individuais e colectivas, nas ilhas do Fogo, Brava e Santiago.

Esta mostra abrirá um novo ciclo das exposições plásticas do Palácio da Cultura Ildo Lobo intitulado “Ciclo Talentos Consagrados”.

“Memórias” de Paulo Pina ficará patente ao público até o dia 30 deste mês.

Concerto musical

Ainda para assinalar o 94º aniversário do nascimento de Amílcar Cabral, está agendado um concerto musical intitulado “Cantar Cabral e a Resistência”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Este concerto começa às 19:30, e terá alguns nomes como Mário Lúcio, Ana Lisboa, Sory Araújo, Teresinha Araújo, Alberto Koenig, Fattú Djakité, Totinho, Eric Tavares, Body, Binga, Nhelas e o bailarino Mano Preto.

Este evento é organizado pela Fundação Amílcar Cabral, Fundação Lelio e Lisli Basso e pela Embaixada da União Europeia em parceria com o Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Já no dia seguinte, 13, às 17 horas, haverá uma roda de conversa sobre a “Actualidade do pensamento de Amílcar Cabral face ao imperativo da Unidade Africana”, na sede da Fundação Amílcar Cabral, no Plateau.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 876 de 12 de Setembro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,15 set 2018 7:30

Editado porChissana Magalhães  em  15 set 2018 7:30

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.