Recomendação para ouvir: Ella & Louis – doce inicio de muita aprendizagem…

PorPaulo Lobo Linhares,7 out 2018 12:07

​Confesso, que um dos nomes que me levou ao Jazz, género musical ou paraíso onde continuo ao longo dos anos, a descobrir tanta coisa nova e consequentes sensações foi um dueto de vozes, com trompete.

Era adolescente, e os meus ouvidos estavam confortáveis…ou acostumados, com o Pop-Rock e alguns êxitos nacionais que na altura dominavam as rádios e discotecas.

Num Pub famoso da nossa cidade, um amigo nosso, começa a passar discos que soavam diferente e que algumas das capas não me eram estranhas, por já ter visto nos vinis do meu pai…fiquei curioso.

Lembro-me bem de um dia, ter entrado nesse Pub, e ter ficado completamente absorvido por um disco, onde destacava-se o dueto de um trompetista que também cantava com uma voz única, e de uma voz feminina que parecia cantar como se estivesse a respirar. Era tao natural que parecia estranho estar “enclausurada” num disco…

Os dois pareceriam falar…imaginava-os lado a lado, sentados em amena conversa…

Seriam amigos e cúmplices de algo…

Falavam de vários temas: dos dias e das noites, da lua, da alegria, da tristeza, de sentimentos...enfim, coisas normais. Porem tinham uma capacidade: a de nos passarem essa tal normalidade, de forma muito eficaz.

Lembro-me da sensação que o trompete tinha em mim , de soar no momento certo. Parecia que se entrasse uns segundos depois, perdia a magia que possuía, de quase que continuar o dialogo do dueto.

A voz rouca, do Sr. do Trompete era atípica, e a “Sra. da voz” levava-me a estados de alma, únicos. Cantava de forma tão expressiva, que me fazia entender o porque da voz ser considerado (provavelmente) o maior instrumento de todos.

Durante as tais “conversas”, faziam-me sorrir acentuadamente ou ouvir com mais melancolia, dependendo dos temas que me propunham…mexiam com estados emocionais de quem os ouvia.

E assim, o nosso grupo de amigos, continuava a ouvir este duo e outros do género musical que então descobríamos – o Jazz… que seguiu com muitos de nós, vida a fora.

Quanto aos dois senhores que acima disse, serem amigos e cúmplices em algo, viria a descobrir mais tarde que esse algo talvez fosse …a vida.

Também descobri, e guardo com muito carinho que o tal duo , eram os geniais Louis Armstrong e Ella Fitzgerald.

Deixo então para partilha, um dos discos que mais ouvi -“ Ella & Louis” - aqui na versão masterizada pelo enorme Norman Granz, e que jamais deixarei de o ter sempre por perto…por tudo o que me ensinou…e pelo que me faz lembrar…

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 879 de 03 de Outubro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,7 out 2018 12:07

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 out 2018 7:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.