Governo vai duplicar financiamento da Bolsa de Acesso à Cultura em 2019

PorDulcina Mendes,18 out 2018 13:01

No próximo ano (2019), o financiamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura) será aumentado para 20 mil contos.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no âmbito da apresentação do relatório 2017/2018 do programa Bolsa de Acesso à Cultura, que aconteceu no Palácio do Governo.

“Em 2019, o financiamento da Bolsa de Acesso à Cultura será de 20 mil contos, mas iremos fazer mais esforços para que outros parceiros possam aumentar esse financiamento. É um grande investimento que tem um retorno com futuro garantido de acesso a arte e cultura”, anuncia.

Para Ulisses Correia e Silva, esse aumento significa que mais crianças e jovens terão acesso em todas as ilhas e concelhos a esse programa.

“Esse aumento vai significar mais escolas de ensino da arte que vão aparecer e a terem mais sustentabilidade. Significa mais investimentos naquilo que intendemos que é fundamental para crianças e jovens”, indica.

Por outro lado, disse que com esse financiamento está-se a colocar todas as crianças e jovens em pé de igualdade, no acesso ao ensino de qualidade. “Estamos a construir um futuro em que ninguém fique de fora, e a cultura é um melhor instrumento que permitir a inclusão das crianças filhos de pais com rendimento mais baixo que muitas vezes não têm acesso a determinados bens e serviços que as famílias com rendimento mais elevados têm”.

De referir que o programa Bolsa de Acesso à Cultura foi criado no ano 2016, tendo iniciado no ano 2017, com um financiamento de 11 mil contos.

Em Maio de 2017, iniciou-se o processo de candidatura para a atribuição de Bolsas. Em Setembro de 2017, as escolas candidatas seleccionadas passaram a beneficiar do programa. Neste momento, são beneficiárias 42 escolas e 1.167 bolseiros, a nível nacional. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,18 out 2018 13:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 out 2018 7:52

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.