O anúncio do vencedor do Prémio Literário Arnaldo França foi feito esta sexta-feira, pela presidente do júri, a escritora Vera Duarte, à margem da 2ª edição da Morabeza, Festa do Livro, que decorre na ilha de São Vicente.
“Beato Sabino” foi escolhida entre as 13 obras que concorreram na primeira edição do Prémio Literário Arnaldo França.
Segundo Vera Duarte, a escolha caiu, por unanimidade, sobre "Beato Sabino" por causa da narrativa fresca e diferente. “Há um enredo muito peculiar de um jovem agente e um pretenso crime.
Olavo Delgado Correia, disse que escreve há vários anos. “Tenho algumas coisas publicadas, sobretudo no extinto jornal ´A Voz`. Tenho alguns excertos de outros livros, mas publicamente este é o primeiro livro que estou a publicar".
O júri atribuiu uma menção honrosa a Onestaldo Ferreira Fortes, que concorreu com o pseudónimo Ivan Faruk e a obra “O Sonho de Ícaro”. Esta obra mereceu a menção honrosa, conforme o júri pela originalidade com que trata os temas da emigração e da traição e pela mestria na construção escrita do romance.
O Prémio Arnaldo França é uma iniciática conjunta da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) e da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e tem como objectivo incentivar o talento literário em Cabo Verde.
Além dos 500 contos, o vencedor terá direito à publicação da obra vencedora nos dois países.
A 2ª edição da Morabeza, Festa do Livro decorre até domingo, 28, na cidade do Mindelo.