Artigos sobre Arnaldo França

A palavra proibida
O governador de Cabo Verde António Alvares Vaz determinou, em circular de 28 de janeiro de 1927, a interdição do uso da expressão crise de fome na documentação oficial e a sua substituição porcrise de produção agrícola.

Aduaneiros célebres
“O gosto só pode ser educado pela contemplação não do que é razoavelmente bom, mas daquilo que é puramente excelente. Só revisando os melhores trabalhos que já fiz é que posso estabelecer um padrão para o futuro.” Johann W. von Goethe

Espaços com história III
Tu moras no sobrado que dá para o largo e vais até à Praça mais as tuas amigas enquanto a banda toca peças estafadas. O moço Poeta que de ti se enamorou um dia de-repente fugiu como uma sombra. António Nunes1

Aspectos da Ironia de Eça de Queiroz, de António Aurélio Gonçalves
Assinalam-se a 30 de Setembro (1901 – 1984) os trinta e cinco anos da literatura cabo-verdiana sem este grande ficcionista mindelense que foi António Aurélio Gonçalves, o nosso Nhô Roque.

Porto Memória: 75 Anos da Certeza – Fôlha da Academia
Homenagem a Arnaldo França, co-fundador e guardião da memória da Certeza

Olavo Delgado Correia vence primeira edição do Prémio Literário Arnaldo França
Olavo Delgado Correia é vencedor da primeira edição do Prémio Literário Arnaldo França, com a obra "Beato Sabino".

Arnaldo França homenageado no Dia Nacional da Cultura
Duas iniciativas no âmbito do Dia Nacional da Cultura homenageiam o poeta, escritor e ensaísta Arnaldo França (Praia, 1925 – 2015): a inauguração da “Arnaldo França Livraria”, na Praia, no dia 16, e a entrega do Prémio Literário Arnaldo França, enquadrada no Morabeza – Festa do Livro, a ser aberto em Mindelo, no dia 19. Na Praia, a homenagem consistiu na edição fac-similada da brochura Notas sobre poesia e ficção cabo-verdianas, de autoria de Arnaldo França, um estudo inicialmente publicado em “Cabo Verde – Boletim Documental e de Cultura”, em 1962, e testemunhos de Ana Freire, uma ex-aluna de Arnaldo França no Instituto Superior de Educação, e Sara França Silva, neta do homenageado. O Prof. Brito-Semedo, da Universidade de Cabo Verde, fez o tributo literário a Arnaldo França, cujo texto aqui se reproduz na íntegra.

Destaques da Edição 881
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Eunice Silva, Ministra das Infra-Estruturas, Ordenamento do Território e Habitação: “Vamos criar um serviço de inspecção, a nível central, no sector de ordenamento do território”.

Candidaturas Abertas
Anunciado a 02 de Novembro do ano passado, no decorrer do festival Morabeza-Festa do Livro, a 1ª edição do Prémio Arnaldo França de literatura tem finalmente datas no calendário.
mais