1 de Novembro com Festa do Milho

PorExpresso das Ilhas,31 out 2018 14:45

Amanhã, feriado nacional de Todos os Santos, retoma-se em São Lourenço dos Órgãos a muito popular Festa do Milho. Ainda que a pouca chuva não tenha garantido boas colheitas o menu é rico.

Depois de no ano passado a falta de chuvas ter ditado a suspensão da Festa do Milho, este ano a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos decidiu satisfazer a vontade dos munícipes, e não só, e retomar a realização do evento que reúne milhares de pessoas e proporciona a produtores e comerciantes da região uma grande oportunidade de negócio.

A Festa do Milho, criada em  2009 por sugestão do músico Princezito, é comemorada a 1 de Novembro numa feira junto á Barragem de Poilão. Este ano, com o acesso á barragem limitado pelas obras de desassoreamento, as actividades serão transferidas para o largo do mercado municipal, na cidade de João Teves. 

Conforme o cartaz do evento partilhado nas redes sociais, a feira gastronómica começa logo de manhã  com pequeno-almoço tradicional  para os que chegarem cedo. Papa de milho com leite, cuscuz, pastéis de milho e outras iguarias abrem o menú que, ao longo do dia dedicado ao milho, traz propostas que não poderiam faltar, como cachupa, xérem, totoco (massa de milho cozida em pequenas bolas e acompanhada de molho), entre outros pratos confeccionados localmente.

O facto de praticamente não se registar ainda colheita de milho verde (da cultura de sequeiro) devido às parcas e tardias chuvas, não dissuadiu a organização que – conforme avançado à Inforpress – recorreu a espigas da cultura de regadio e vindas da ilha do Fogo para cumprir a tradição e satisfazer vontades de se provar milho verde fervido e assado.

Os assados vão ser outra grande aposta da Festa do Milho este ano. Também uma tradição gastronómica daquele concelho de Santiago Norte, prevê-se uma oferta variada de carnes assadas.

Outra novidade desta edição é a participação dos outros municípios da ilha na festa. Todos os concelhos estarão representados através da sua gastronomia, doçaria, artesanato e produtos destilados.

Á festa não poderia faltar música. O cartaz de músicos, cantores, grupos e DJs é extenso e os nomes deixam adivinhar um dia com muito funaná, batuco, kótxi pó e rap, bem ao gosto popular. Bino Branco, Batchart, Fidjus Belo Freire, Mito Kaskas, Batucaderas de Órgãos, Nissha Barbosa e MC Pato Brabo, entre outros, prometem animar os festeiros que rumarem a João Teves. 

E que não deverão ser poucos. No evento criado no Facebook para divulgar a festa são já mais de mil pessoas que assinalam o seu interesse em comparecer, fora as centenas que confirmam presença.

As autoridades municipais garantem destacamento policial e de outros agentes de segurança e proteção civil. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 out 2018 14:45

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 nov 2018 7:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.