Arquivo com novo conservador e Biblioteca com nova curadora

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,11 mar 2019 13:13

José Maria Borges e Adelaide Monteiro tomaram hoje posse, na cidade da Praia, como conservador do Arquivo Histórico e curadora da Biblioteca Nacional.

O domínio da preservação, dinamização e democratização do património cultural e arquivista documental foram alguns desafios apresentados pelo novo conservador, José Maria Borges.

"Consideramos ser indispensável uma aposta clara e constante na motivação, formação, capacitação e renovação dos recursos humanos existentes, criando condições para satisfação de alguns reivindicações dos mesmos", explica.

Para a nova curadora, a Biblioteca Nacional passará a ser a casa da literatura, para promover oportunidades de aprendizagem.

“Não só para aqueles que já conhecem o nosso património bibliográfico e têm o domínio da leitura, mas também para aqueles, independentemente da faixa etária e nível de escolaridade, que só agora tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Vamos disponibilizar programas de leitura para os recém-chegados ao mundo do livro”, avança Adelaide Monteiro.

A cerimónia de posse do novo conservador do Arquivo Nacional de Cabo Verde e da nova curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde foi presidida pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,11 mar 2019 13:13

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 mar 2019 7:02

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.