Em nota enviada à imprensa ao início da tarde de ontem, o gabinete de comunicação da edilidade santacatarinense explica que o artista cabo-verdiano tinha assumido compromisso com o produtor do evento em como actuaria no festival musical, um dos pontos altos das festividades de Nha Santa Catarina, ou 13 de Maio como é popularmente referida.
"Zé Spanhol foi anunciado como figura de cartaz, decorrente de compromisso assumido com o produtor do espetáculo mas, à última da hora, a organização ficou a saber que o artista voou para Portugal onde, supostamente, já teria assumido outro compromisso", diz a nota de imprensa enviada pela autarquia.
A mesma fonte assegura que o popular artista não responde aos contactos telefónicos naquilo que diz ser "uma conduta que nem por sombras poderíamos imaginar" e que revela "uma absoluta falta de respeito pelo seu público, em particular o de Santa Catarina".
Ao mesmo tempo que lamenta esta atitude de Zé Espanhol, a Câmara Municipal de Santa Catarina avança que irá accionar os meios legais e intentar uma acção judicial contra este artista cabo-verdiano.
Pela internet circula, desde ontem, um vídeo em que Zé Spanhol reage ao comunicado da CMSC. Neste o visado pede desculpas aos fãs e alerta-os a não o criticarem antes de ouvirem a sua versão dos factos. Pede também desculpas à edilidade catarinense e diz que a sua atitude em nada se fica a dever a algum mal-entendido com esta instituição.
É ao produtor do evento que o cantor atribui as culpas do sucedido, afirmando que o mesmo já tinha em outra ocasião falhado a compromisso financeiro pelo que, não tendo desta vez recebido antecipadamente, e alegadamente como acertado, 50% do cachet optou por não comparecer ao festival.
Zé Spanhol (ou Zé Espanhol), nome artístico de José Rocha, é conhecido pelos seus êxitos de funaná acelerado, ou kótxi pó. Apesar das muitas criticas que recebeu no início da carreira, com acusações de objetificar as mulheres - devido a vários vídeos seus onde o rebolado das "bailarinas" e a sua interacção com elas beirarem a pornografia - em 2014 o seu tema "Zé di Nhinha sem bo" foi considerado o melhor funaná do ano pelos CVMA (Cabo Verde Music Awards).