Recomendação para ouvir: Mr. Parker, Soul-Funky de safra superior em Cabo Verde

PorPaulo Lobo Linhares,4 ago 2019 9:50

Maceo Parker, um dos maiores nomes do Soul-Funky, esteve entre nós.

Por vezes, há músicos que nos habituamos a ver de “tão longe”, que quando saem das nossas estantes de discos, e aparecem-nos à frente, num palco, a metros de distância, acreditamos que sim: a música é realmente bondosa, acabando por nos fazer cruzar com heróis que julgamos inalcançáveis.

Parker, como grande parte dos intérpretes da música negra, começa na igreja – a grande escola de inúmeros músicos, sobretudo do Jazz.

Na família depara-se logo com a música, nos pais e irmãos. Não fugiu à regra e por ela se apaixonou.

Com pouco mais de 20 anos, inicia-se em grande. Faz parte da banda de um dos maiores nomes do Funky de então – James Brown. A carreira de Maceo, começa a brilhar.

Como se não bastasse, após algum tempo, salta para a banda de Mr. George Clinton, o excêntrico e “espacial” Funky-man do momento.

Mais tarde Maceo volta à banda de James Brown. As duas décadas de passagem por projectos, como os referidos, deram-lhe formação, palco e estrutura, para avançar numa carreira a solo. E assim o foi. No início dos anos 90, Maceo começa a assinar os discos em nome próprio.

Pelo meio, as participações foram muitas, relembrando o que fez com vários músicos de Ray Charles, a participação no disco “Viagens” de Pedro Abrunhosa (um disco de referência do Soul-Funky, Made in Portugal), e claro – a fantástica parceria com Prince.

Fica como proposta os discos “Maceo Parker – Roots & Grooves” onde toda a maquinaria do Funky é posta à prova.

Temas como “Georgia on my mind” fazem-nos ver a força de Maceo, todo o Soul que nele traz e toda a capacidade de o partilhar.

Uma vez mais, fica a qui a chapelada aos organizadores do Mindel Summer Jazz, por terem trazido Mr. Funky “Parker” Machine, às nossas vidas.

Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 922 de 31 de Julho de 2019. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,4 ago 2019 9:50

Editado pormaria Fortes  em  5 ago 2019 7:41

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.