Colecção "Morna: Música Rainha de nôs terra" apresentada em Lisboa

PorExpresso das Ilhas,7 dez 2019 14:36

A Colecção “Morna: Música Rainha de nôs terra” foi apresentada esta sexta-feira, em Lisboa, no âmbito da homenagem a este género musical que o Centro Cultural de Cabo Verde está a promover e que decorre até ao próximo dia 17.

A apresentação da colecção foi feita por Lígia Pinto (administradora do Expresso das Ilhas), Nuno Pacheco (Director do jornal Público) e João Sousa (da editora “A Bela e o Monstro”).

Numa actividade onde o tema é a Morna não poderia faltar também a música. Assim, teve ontem também lugar um recital de mornas pelo grupo "Tapoé" e uma sessão musical com Leonel Almeida, acompanhado por Humberto Ramos e banda.

A colecção “Morna: Música Rainha de nôs terra”, recorde-se, é resultado de uma parceria a três - o Expresso das Ilhas, a Editora a Bela e o Monstro e o jornal Público – e é da autoria do antropólogo e Professor Universitário Manuel Brito-Semedo.

Em 5 Livro + CDs traça-se aqui o percurso histórico da Morna seguindo uma linha cronológica desembocando na actualidade como forma de obter um produto (texto, imagem e som) que dê conta da história desse género musical, que em muito se confunde com a história e o percurso do povo que o criou.

O evento “Morna Sons, Personagens e Sentimentos” decorre desde dia 3, Dia Nacional da Morna, e termina a 17 de Dezembro. Durante cerca de duas semanas, o Centro Cultural de Cabo Verde vai acolher concertos, exposições e paletras dedicadas à “Música Rainha de nôs terra”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 dez 2019 14:36

Editado porSara Almeida  em  27 ago 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.