A apresentação da colecção foi feita por Lígia Pinto (administradora do Expresso das Ilhas), Nuno Pacheco (Director do jornal Público) e João Sousa (da editora “A Bela e o Monstro”).
Numa actividade onde o tema é a Morna não poderia faltar também a música. Assim, teve ontem também lugar um recital de mornas pelo grupo "Tapoé" e uma sessão musical com Leonel Almeida, acompanhado por Humberto Ramos e banda.
A colecção “Morna: Música Rainha de nôs terra”, recorde-se, é resultado de uma parceria a três - o Expresso das Ilhas, a Editora a Bela e o Monstro e o jornal Público – e é da autoria do antropólogo e Professor Universitário Manuel Brito-Semedo.
Em 5 Livro + CDs traça-se aqui o percurso histórico da Morna seguindo uma linha cronológica desembocando na actualidade como forma de obter um produto (texto, imagem e som) que dê conta da história desse género musical, que em muito se confunde com a história e o percurso do povo que o criou.
O evento “Morna Sons, Personagens e Sentimentos” decorre desde dia 3, Dia Nacional da Morna, e termina a 17 de Dezembro. Durante cerca de duas semanas, o Centro Cultural de Cabo Verde vai acolher concertos, exposições e paletras dedicadas à “Música Rainha de nôs terra”.