Auditório Nacional em profunda remodelação

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 abr 2020 10:53

O Auditório Nacional está a ser alvo de uma profunda remodelação, realizada pela China, ganhando assim várias valências para poder receber projectos de toda a comunidade artística cabo-verdiana.

A informação foi avançada esta segunda-feira, pelo director-geral das Artes e das Indústrias Criativas do Ministério da Cultura, Adilson Gomes, que disse que as remodelações no Auditório Nacional estão a acontecer desde Outubro do ano passado. 

"Passam essencialmente por instalar um novo sistema de ar condicionado e a remodelação de duas salas no primeiro piso, que no futuro poderão vir a ter utilidades várias, trabalhos que já se encontram concluídos e operacionais", adiantou o responsável governamental, referindo ainda que a remodelação vai ainda abarcar a substituição dos assentos.

Segundo Adilson Gomes, neste momento, na parte do balcão as cadeiras já foram todas substituídas, num total de 200 cadeiras novas já colocadas. A nível da plateia, os trabalhos tiveram que ser interrompidos por causa do estado de emergência, decretado devido à pandemia de COVID-19. No entanto, na plateia serão colocados cerca de 400 assentos.

Haverá ainda troca de toda a iluminação do Auditório Nacional, desde candeeiros e lâmpadas na plateia, balcão, 'foyer', 'régies', bastidores, entradas principais e laterais, arranjo nas casas de banho para o público em geral e a nível dos bastidores.

O director-geral das Artes e das Indústrias Criativas avançou que estão ainda previstas a pintura do Auditório no exterior e interior e em 2021 a troca dos actuais projectores de iluminação para projectores 'led', com menos consumo de electricidade.

Adilson Gomes anunciou que a conclusão da primeira fase das obras estava prevista para finais de Junho, sendo que a colocação dos assentos, a manutenção das casas de banho e a substituição de toda a iluminação deveria ficar concluída no final deste mês, precisão que, perante o actual contexto, terá de ser revista "logo que possível". 

"Para além de devolver à cidade da Praia um espaço totalmente remodelado e preparado para receber projectos de toda a comunidade artística cabo-verdiana, mas não só, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem como plano dotar o espaço com uma equipa formada por um(a) gestor(a) do espaço e ainda por técnicos residentes, a nível das áreas de palco, iluminação e som", adiantou.

As obras são realizadas pela China, no âmbito da cooperação existente entre aquele país asiático e o Governo de Cabo Verde, acrescentou Adilson Gomes, sem avançar o valor monetário dos trabalhos.

Situado no centro da cidade da Praia, o Auditório Nacional é uma das salas de espectáculos do país, num dos muitos edifícios construídos pela China em Cabo Verde. 

Há ainda, por exemplo, a Biblioteca Nacional, mesmo ao lado do Auditório Nacional, na Várzea, os Palácios do Governo e da Assembleia Nacional, o Estádio Nacional, e uma barragem no interior da ilha de Santiago, a primeira do país, feitas pela China.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,7 abr 2020 10:53

Editado porSara Almeida  em  8 abr 2020 0:05

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.