Abraão Vicente assegura que os museus estão em condições de receber os visitantes

PorDulcina Mendes,17 jun 2020 12:19

Depois de três meses encerrados, devido à pandemia do novo coronavírus, os museus que estão sob a tutela do Instituto do Património Cultura (IPC) abriram esta terça-feira, 16, as portas ao público.

Neste sentido, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente esteve ontem de visita ao Museu da Etnografia da Praia e ao Museu da Arqueologia da Praia, para ver se as normas criadas estão a ser implementadas.

Abraão Vicente observou, durante a sua visita, que os dois museus estão em condições de começar a receber os visitantes. “São museus pequenos em termos de espaços e, tanto num como no outro, foram fáceis criar as normas basilares para o recomeço e sempre contando que no início, apenas com os cabo-verdianos”.

“Cabo Verde, bem como outros países dificilmente irão voltar atrás nesse processo de abertura, temos que aprender a conviver com o vírus. Estamos a tentar experimentar e implementar um plano que nos dê segurança a todos”, afirma.

Conforme Abraão Vicente, o projecto Museus de Cabo Verde está a ser adaptado aos espaços que encontraram. “No caso do Museu de Etnografia da Praia houve uma melhoria muito visível, para o Museu de Arqueologia Subaquática há um plano que tem a ver com a reabilitação do espaço do edifício em frente a Praça Alexandre Albuquerque, através da parceria com um dos bancos nacionais”.

Para o governante, a transferência desse museu para um espaço em frente a Praça Alexandre Albuquerque é importante para a sua valorização.

Abraão Vicente avançou, por outro lado que a ligação escolas, museus e investigação é a chave, para o aumento de visitantes. “Como ministro interessa-me muito mais para o país seja mais produtivo que seja os estudantes a usufruir de uma forma contínua, dos conteúdos dos museus de Cabo Verde”.

“A parte oferta turística também é muito importante, mas será consequência de ter oferta do museu relevante. Na minha perspectiva as ofertas de museu devem ser sempre em conexão com os conteúdos escolares”, assegura.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,17 jun 2020 12:19

Editado porSara Almeida  em  18 jun 2020 11:04

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.