A escritora foi agraciada pela organização “Prémio Femina, Matriz Portuguesa”, com o prémio Femina 2020 para mulheres notáveis, por méritos relevantes na excelência profissional e pessoal e por ter contribuído para o prestígio da Lusofonia, explica a nota de imprensa referente ao Prémio.
A mesma fonte informa ainda que a antologia Naranjas en el Mar, que reúne 100 poemas de Vera Duarte, traduzidos para o espanhol pelo Professor José Solino da Universidade de la laguna, Tenerife, já está publicado nas Canárias e integra a coleção Biblioteca Atlântica.
O Prémio Femina foi criado em 2010 por João Micael, fundador e director geral da Matriz Portuguesa - Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento.
O objectivo é agraciar as Notáveis Mulheres de Matriz Portuguesa que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no mundo, oriundas de Portugal, dos Países de Expressão Portuguesa, das Comunidades Portuguesas, Lusófonas e Luso-descendentes.
A atribuição dos prémios às agraciadas é feita por uma Comissão de Honra, constituída exclusivamente por membros masculinos, reconhecendo, assim, o seu valor e excelência nas Sociedades Lusófonas.