Edição 1231

PorExpresso das Ilhas,2 jul 2025 0:02

Num momento em que Cabo Verde é classificado como país de rendimento médio-alto pelo Banco Mundial, a entrevista com Indira Campos, representante residente do Grupo, faz a manchete desta edição.

Desde esta terça-feira, 1 de Julho, Cabo Verde passou a ser classificado como país de rendimento médio-alto, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Grupo Banco Mundial (GBM). Esta classificação tem fins essencialmente analíticos, baseia-se exclusivamente na evolução do rendimento per capita e não implica, por si só, mudanças na elegibilidade para acesso a recursos do GBM, como explica ao Expresso das Ilhas, Indira Campos, Representante Residente do Grupo Banco Mundial Cabo Verde.

Destaque para a Proposta de lei que aprova os Estatutos dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público, recentemente aprovada por unanimidade no Parlamento. Os deputados congratularam-se com a aprovação deste pacote da justiça que consideram, irá melhorar o funcionamento dos tribunais em Cabo Verde. Já a ministra da Justiça, Joana Rosa, que também se congratula com esta aprovação, considera que apesar de ser um trabalho meritório, a adequação do sistema judicial cabo-verdiano tem que ser um desafio permanente. “Portanto, eu vou fazer a minha parte, mas isso não acaba por aqui”, disse em entrevista ao Expresso das Ilhas.

O XVIII Congresso do PAICV é também destaque na primeira página. Após meses de tensão e divisão interna, o PAICV sai deste Congresso coeso e unido em torno da nova liderança. O evento político, que decorreu entre os dias 27 e 29 de Junho no Centro de Convenções da Uni-CV, teve como lema “PAICV para Todos, Cabo Verde para Todos”, mote que representa já a largada para as eleições legislativas do próximo ano. O ponto alto foi a apresentação da Moção Estratégica, que dita as linhas oficiais do “novo” PAICV, e propõe ensino superior e cuidados de saúde gratuitos e uma “revolução” nos transportes inter-ilhas, entendido como um serviço fundamental da responsabilidade do Estado, ao mesmo nível da educação, saúde e segurança pública.

Na economia, a mais recente missão do Grupo de Apoio Orçamental terminou esta segunda-feira. No balanço da missão, o GAO destaca os progressos registados no domínio da estabilidade macroeconómica, da gestão das finanças públicas e da implementação das reformas estruturais prioritárias, mas alerta para a persistência de riscos e para a necessidade de acelerar a diversificação económica.

Chamada ainda para o estado do Digital em Cabo Verde. O mais recente relatório da DataReportal traça um retrato exaustivo do ecossistema digital cabo-verdiano em 2025, oferecendo uma visão detalhada sobre a adopção e o uso de dispositivos e serviços conectados no arquipélago. Este documento, que se insere no projecto "Digital 2025", revela uma realidade marcada por avanços significativos na cobertura móvel e no uso de redes sociais, mas também por desafios persistentes no acesso universal à internet.

Na opinião, esta edição traz “O Sonho e o Silêncio: As Duas Faces do 5 de Julho”, de Manuel Brito-Semedo. Leia ainda “Cabo Verde: 500 anos de História, 50 anos de Independência, 5 Faróis com Visão - um Futuro por todos e para todos”, de Paulo Veiga e ainda “Sobre Leitura de Dados Macroeconómicos - Duas regrinhas ao amigo Gilson Pina”, de Paulino Dias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 jul 2025 0:02

Editado porSara Almeida  em  2 jul 2025 9:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.