O departamento de cinema do MoMA olhou para "os principais lançamentos dos grandes estúdios e para os principais festivais de cinema, selecionando filmes inovadores e influentes, feitos nos últimos 12 meses, e que resistirão à passagem do tempo", lê-se na página oficial do museu.
Entre as escolhas, com exibição a 16 de Fevereiro, está 'Vitalina Varela', o premiado filme de Pedro Costa, que no início deste mês foi foi votado o quarto melhor de língua estrangeira do ano pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos.
"Bacurau", de Kleber Mendonça Filho, "Nomadland", Chloé Zhao, a série de cinco longas-metragens de Steve McQueen, reunidas sob o título "Small Axe", e "Another Round", de Thomas Vinterberg, são outros filmes escolhidos pelo museu nova-iorquino.
Candidato português à nomeação para Óscar de Melhor Filme Internacional, 'Vitalina Varela' teve estreia mundial em Agosto de 2019 no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.