Mulheres triunfam na gala dos Prémios Goya de cinema

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2021 8:10

O filme “Las niñas”, de Pilar Palomero, obteve o galardão de Melhor Filme nos prémios de cinema espanhol Goya 2021, que este ano registaram pela primeira vez paridade na categoria de realização e 41% de nomeações para mulheres.

O filme, uma história inspirada na adolescência da realizadora espanhola, rodado em Saragoça, obteve ainda o prémio de estreia na realização, para Pilar Palomero, que também conquistou o prémio de Melhor Argumento Original.

“Las niñas” era o filme favorito na corrida aos prémios da gala mais importante do cinema espanhol, com nove nomeações, tendo conquistado ainda o prémio de melhor fotografia, uma categoria técnica atribuída pela primeira vez a uma mulher, a boliviana Daniela Cajías.

A cantora Rozalén venceu na categoria de Melhor Canção Original, com o título “Que no, que no”, do filme “La boda de Rosa”, realizado pela atriz e realizadora espanhola Icíar Bollaín.

As vencedoras do prémio na categoria de Melhor Música Original foram Aránzazu Calleja e Maite Arroitajauregi, no filme “Akelarre”, do realizador argentino Pablo Agüero, um drama histórico passado no País Basco, em 1609, com uma leitura feminista da caça às bruxas.

O primeiro prémio da noite, o de Melhor Vestuário, foi atribuído a outra mulher, Nerea Torrijos, pelo seu trabalho em “Akelarre”, uma categoria na qual concorriam quatro mulheres.

“Akelarre” obteve ainda o Goya para Melhores Efeitos Especiais, premiando Ana Rubio e Mariano García Marty.

“Adú”, uma história sobre imigração, do realizador Salvador Calvo, obteve o prémio para Melhor Realização, enquanto “Ane”, de David Pérez Sañudo, venceu na categoria de Melhor Argumento Adaptado.

O prémio de Melhor Actriz foi para Patricia López Arnaiz, por “Ane”, e o de melhor secundária para Nathalie Poza, por “La boda de Rosa”.

Mario Casas conquistou o prémio de Melhor Actor, por “No matarás”, de David Victori, enquanto o prémio de Melhor Actor Secundário foi para Alberto San Juan, pelo papel em “Sentimental”, do realizador catalão Cesc Gay.

O prémio de Melhor Filme Ibero-Americano foi para “El olvido que seremos” (Colômbia), do realizador espanhol Fernando Trueba.

“The Father”, de Florian Zeller, uma co-produção franco-britãnica, com Anthony Hopkins e Olivia Colman, venceu o prémio de Melhor Filme Europeu.

A 35.ª edição dos prémios Goya não contou com portugueses entre os nomeados. O filme “Mosquito”, de João Nuno Pinto, tinha sido candidato a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, enquanto ‘Vitalina Varela’, de Pedro Costa, concorreu na categoria de Melhor Filme Europeu, mas nenhum dos dois chegou às nomeações finais.

A gala de entrega dos prémios do cinema espanhol decorreu no sábado, numa cerimónia apresentada pelo actor Antonio Banderas e por Maria Casado, presidente da Academia das Ciências e das Artes de Televisão, em que apenas marcaram presença os nomeados e os responsáveis pela entrega dos prémios Goya.

A 35.ª edição dos prémios do cinema espanhol contou ainda com mensagens de várias estrelas do cinema internacional, como as actrizes Monica Bellucci, Julianne Moore e Laura Dern, além de Robert de Niro, Tom Cruise, Benicio del Toro e Mel Gibson.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2021 8:10

Editado porAndre Amaral  em  5 jul 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.