“KastroKriola” é uma adaptação da peça original “Castro”, de António Ferreira, escrita em 1587. Nesta produção internacional que culmina uma residência de artistas cabo-verdianos no São João, Inês de Castro é Kastro e Pedro converte-se em Petra. A tragédia da história de amor dá lugar ao escândalo de uma relação homoafectiva. Partindo da universalidade temática do texto de António Ferreira, "KastroKriola" explora a actualidade e dá eco à realidade sócio-geográfica de Cabo Verde.
Segundo uma nota do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o espectáculo é a concretização de um projecto muito relevante para a internacionalização do teatro cabo-verdiano e cria acções conjuntas, no âmbito da produção e exibição das artes cénicas, formação e pesquisa teatral, assinado em 2019 entre os Governos de Cabo Verde e Portugal, através da tutela da cultura.
Para a concretização desta peça, estiveram em residência artística de sete actores cabo-verdianos Benito Lopes, Deka Saimor, Emerson Dias, Hugo Paz, Lisa Reis, Milanka-Vera-Cruz e Milton Fonseca e dirigido pelo director artístico do TNSJ, Nuno Cardoso.
"KastroKriola" pode ser vista até dia 12 de Junho, em Portugal, estando em cena de quinta-feira a sábado. O espectáculo ruma depois a Cabo Verde, apresentando-se na cidade do Mindelo (entre 25 e 27 de Junho) e na cidade da Praia (de 3 a 5 Julho).
Neste sentido, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente desloca-se esta terça-feira, 8, a Portugal para uma visita de trabalho.
Em Portugal, além de assistir à estreia desta peça, Abraão Vicente irá reunir-se com a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, artistas cabo-verdianos residentes nesse país lusófono.
Durante a sua estadia em Portugal, a tutela da cultura fará uma visita à Associação Cabo-verdiana de Lisboa, a obra de reabilitação do Teatro Nacional de São João e participa da Tertúlia com Dino D' Santiago, no Centro Cultural Cabo Verde. Abraão Vicente fará, ainda uma visita às produtoras Klassik e Broda Music, e terá um encontro de trabalho sobre o Plano Nacional de Leitura.