Assol Garcia pretende relembrar “referências” da música tradicional no projecto “Morna & Memórias”

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,18 ago 2021 8:13

Artista Assol Garcia criou um projecto intitulado “Mornas & Memórias”, com o intuito de relembrar aqueles que “fizeram, continuam a fazer parte e serão sempre as referências” da música tradicional de Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, a artista contou que o principal objectivo é dar continuidade à música cabo-verdiana e divulgar a identidade do arquipélago, além de fazer crescer cada vez mais a cultura das ilhas.

“Hoje, a nossa morna é considerada Património Imaterial da Humanidade. Chegamos a um patamar onde não podemos deixar jamais de fazer as nossas apostas nas nossas raízes”, apontou a mesma fonte.

Segundo Assol Garcia, com o projecto “Mornas & Memórias” pretende “cantar Cabo Verde”, evocando nomes como Cesária Évora, Bana, Ildo Lobo, entre outros.

Explicou ainda que não selecciona nem escolhe os artistas que quer cantar, mas canta tudo o que lhe bater na alma, pois, justificou que “admira” todas as vozes que a música cabo-verdiana teve até agora, desde geração mais velha até à geração actual.

Questionada sobre as dificuldades e percalços encontrados, a artista considerou que não teve dificuldades, mas sim responsabilidades, sublinhando que tem uma “grande responsabilidade” com a escolha do seu repertório, tanto nas músicas inéditas como nas músicas já divulgadas.

“Quando regravo uma música já existente sou bastante cuidadosa com a versão nova, porque o objectivo é manter a essência original e apenas diversificar com o arranjo e com a voz”, disse, realçando que tem que lhe causar algum impacto e despertar novas emoções nas pessoas.

Até porque, prosseguiu, gosta de trabalhar à base de desafios, enfatizando que os desafios tornam os resultados mais “brilhantes” e cantar as músicas cabo-verdianas é “com certeza um grande desafio” que tem enfrentado ao longo da sua jornada, independentemente do género.

A artista, que está nomeada em duas categorias no Cabo Verde Music Awards (CVMA), “melhor coladeira” e “melhor intérprete feminino”, demonstrou a sua satisfação com esta nomeação e com tantas outras em que já foi nomeada.
Entretanto, deixou claro que não canta por prémios, mas sim por amor à música, realçando que se ganhar ou não isso nunca afectará a sua carreira.

“Fiz do palco o meu mundo e da música a minha vida, sou feliz por ter a música presente na minha vida e no meu dia-a-dia. Isso nunca mudará, porque ela (a música) é a minha fórmula mágica de ser feliz. É o meu trabalho e a minha verdadeira paixão”, declarou, agradecendo a Deus por isso.

Para muito em breve, Assol Garcia anunciou um novo single, acrescentando que todos os dias inclui algo novo nos seus projectos que serão revelados aos poucos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,18 ago 2021 8:13

Editado porSheilla Ribeiro  em  19 ago 2021 8:16

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.