Mindelact, o festival sob o signo da esperança

PorDulcina Mendes,22 ago 2021 7:52

Apesar da pandemia que ainda assola o país e o mundo, vão acontecer alguns eventos culturais, designadamente, o Mindelact.

A 27ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact 2021), que está agendada para os dias 05 a 13 de Novembro, já tem a sua programação definida.

Esse anúncio foi feito pela organização na página da rede social do evento, indicando que a edição que vai acontecer sob o signo da “Esperança”.

Segundo a Associação Artística e Cultural Mindelact, já há presença confirmada de companhias de 13 países como Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola, Bélgica, África do Sul, EUA, Senegal, Togo, França, Kenia, Luxemburgo e Espanha.

“Cabo Verde estará, de novo, no centro mundial das artes performativas do Mundo”, indica a mesma fonte.

Numa nota enviada em Maio passado, a organização informou que a edição de 2021 contaria com uma extensão da programação na cidade da Praia, com uma selecção criteriosa de espectáculos para os amantes das artes cénicas da capital.

“Depois de em 2020 o festival se ter realizado sob o signo da Resistência, em 2021 realizaremos o Festival Mindelact sob o signo da Esperança. Sempre com muita alma, arte e afecto que nos continuarão a acompanhar, este é o ano da esperança de uma recuperação plena da nossa humanidade, da possibilidade de estar e ser, em sociedade, numa perspectiva pós-pandemia”, refere a organização.

A mesma fonte informa que além da programação do Palco 1 e Palco 2, com espectáculos presenciais e de uma programação direccionada para crianças, Teatrolândia, haverá ainda um leque de propostas de Teatro Digital e uma programação de Teatro Radiofónico.

“Neste ano de transição, a programação de Teatro na Praça e o Festival Off, por implicarem aglomerações mais difíceis de controlar, encontram-se ainda suspensas e não serão consideradas, numa óptica de responsabilidade social”, indica a mesma fonte.

E que a programação de grupos e companhias internacionais não se encontra sujeita a concurso este ano, “dado que vários espetáculos que já tinham sido seleccionados para a edição de 2020, transitaram para este ano, derivado da situação pandémica que vivemos”.

O Festival Mindelact conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal de São Vicente, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e da Cooperação Portuguesa.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1029 de 18 de Agosto de 2021.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,22 ago 2021 7:52

Editado porSara Almeida  em  1 jun 2022 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.