“Ferro Gaita” celebra 25 anos de carreira com espectáculo on-line e presencial

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 set 2021 16:52

O conjunto musical Ferro Gaita celebra este ano os seus 25 anos de carreira, levando a música tradicional de Cabo Verde para diversas partes do mundo.

Para assinalar o seu aniversário, este sábado, oferece ao público um espectáculo on-line na sua página do Facebook e presencial, a partir do Auditório Nacional Jorge Barbosa.

O concerto vai contar com artistas como Romeu di Lurdes, Tikai, batucadeiras Tradison di Terra e Tabanca da Várzea.

Os “Ferro Gaita” iniciaram as suas actuações em bares e em concertos de rua e cedo chamaram a atenção das pessoas pelo “som quente e diferente” que apresentavam, tendo como corolário o convite para participar num dos maiores festivais de Cabo Verde, em Maio de 1997, o festival da Gambôa, na Praia, ilha de Santiago.

Em Junho de 1997, o grupo gravou em Rotterdam (Holanda) o seu primeiro CD “Fundu Baxu”, tendo como base o funaná.

Depois de dois anos a actuar em vários pontos do mundo e em Cabo Verde, em Setembro e Outubro de 1999, o grupo gravou em Brockton (EUA), o seu segundo CD “Rei di Tabanka”.

Nos anos seguintes, o grupo publica mais dois CD, em 2001 “Rei de Funana”, uma compilação de dez músicas dos dois primeiros CD e em 2003 “Bandera Liberdadi”.

Em Outubro de 2006, o “Ferro Gaita” gravou o CD/DVD ao vivo na Praia de nome “Ferro Gaita ao Vivo – Finkadu na Raiz”, como forma de comemorar o seu 10º aniversário, tendo o mesmo chegado ao mercado em Dezembro de 2006. Em 2015 lançaram o CD “Festa Fora”, uma compilação CD/DVD gravado ao vivo.

A banda nasceu em 1996, quando um grupo de amigos se juntou espontaneamente para tocar funaná.

Já pisou palcos um pouco por todo o mundo, além dos principais em Cabo Verde, Alemanha, Cuba, Senegal e Holanda, elevando a tradição, o património e a cultura do povo cabo-verdiano.

Ao longo do percurso, os Ferro Gaita tiveram a oportunidade de actuar ao lado de grandes artistas, Cesária Évora, Tito Paris, Ildo Lobo, entre muitos outros de renome.

Em 2007, o grupo foi distinguido pelo governo de Cabo Verde com a Medalha de Mérito Cultural da 1ª Classe e homenageado pelo ministro da Cultura de Cabo Verde.

Ao longo dos 25 anos, receberam várias condecorações em Cabo Verde, prémios musicais, entre os quais dois troféus CVMA.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 set 2021 16:52

Editado porSara Almeida  em  18 set 2021 9:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.