Vera Duarte recebe prémio Guerra Junqueiro Lusofonia 2021

PorExpresso das Ilhas,27 set 2021 9:58

O Prémio Literário Guerra Junqueiro, Lusofonia 2021 será entregue à escritora Vera Duarte Pina no próximo dia 2 de Outubro.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia, pelas 17h00 e será apresentada por Norma Lima.

O Prémio em questão é promovido no âmbito do FFIL - Freixo Festival Internacional de Literatura, que se realiza desde 2017, em Freixo de Espada à Cinta, tem o nome do "patrono do evento e resgata um dos poetas que marcaram a formação dos poetas e escritores do Séc. XX", refere Avelina Ferraz, curadora do Prémio, acrescentando que Guerra Junqueiro é "um poeta com uma voz limpa, densa e profunda, que provoca, agora, encontros e transformações".

Instituído desde 2017, em Portugal, o primeiro prémio foi atribuído a Manuel Alegre, seguindo-se Nuno Júdice, em 2018, José Jorge Letria em 2019. Em 2020, o prémio foi entregue a Ana Luísa Amaral.

De referir ainda que em 2020 o prémio foi alargado aos restantes países da Lusofonia, tendo sido o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, agraciado com este prémio.

Este ano, para além de Vera Duarte, foram agraciados com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe; Abraão Bezerra Batista, Brasil; Guiné-Bissau, Abdulai Sila; Luís Carlos Patraquim, Moçambique; Agustín Nze Nfumu, da Guiné Equatorial; João Tala, Angola e Xanana Gusmão por Timor-Leste.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 set 2021 9:58

Editado porSheilla Ribeiro  em  27 set 2021 14:45

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.