8ª Edição do Morna Fest com espectáculos na Ribeira Brava, na Praia e no Mindelo

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,27 nov 2021 6:33

A 8ª edição do Morna Fest, que arranca no próximo dia 03 Dezembro, terá espectáculos na Ribeira Brava, São Nicolau, shows na cidade da Praia e no Mindelo.

Essa informação foi avançada hoje, 26, numa conferência de imprensa realizado no Mindelo, pelo produtor da Boa Música, Júlio do Rosário que organiza o evento.

Segundo Júlio do Rosário o arranque do evento vai acontecer depois de dois anos de paragem por causa da COVID-19 e o primeiro espectáculo será realizado no Dia Nacional da Morna, em homenagem a esta “melodia suave que embala a vida dos cabo-verdianos e que já é Património Imaterial da Humanidade”.

“A realização desta nova edição deve-se à boa aceitação pelo público que reconheceu no Morna Fest um evento cultural, e ao dinamismo social, cultural e económico que empreendeu nas cidades da Praia e do Mindelo, durante o dia do acontecimento”, explica.

Segundo a mesma fonte, na Ribeira Brava prevê-se a actuação de 15 artistas, dos quais oito são residentes na ilha de São Nicolau, para ao mesmo tempo celebrar a morna e as festividades do município.

O espectáculo na cidade da Praia será realizado, no dia 10 de Dezembro, no Auditório Nacional Jorge Barbosa, com 16 artistas, e em São Vicente vai acontecer, no dia 11, na pracinha do Liceu Velho com 14 artistas.

“Temos um cartaz de artistas radicados aqui e na diáspora porque temos um interesse enorme de muitos artistas cabo-verdianos em participar no Morna Fest porque já é uma marca nacional”, avançou.

Carlos Matos, Djila, Dudu Araújo, Calu Bana, Têtê Alhinho, Fantcha, Mandela Soares, Mariana Ramos, Diva Barros, Cremilda Medina, Assol Garcia entre outros estão entre os artistas que vão actuar nos espectáculos do Morna Fest e, conforme Júlio do Rosário, as deslocações desses artistas já estão asseguradas.

A banda de suporte terá Bau Almeida (violão seis e 12 cordas, cavaquinho e violino, Stefan Almeida (violão de sete cordas), Jacinto Pereira (cavaquinho e coro), Ericson Fonseca (violão acompanhamento de seis e 12 cordas, Ivan Moreira (baixo e coro) e Tey Santos (percussão).

Para assistir aos espectáculos serão exigidos certificado ou cartão de vacinação e as pessoas serão submetidas ao controle sanitário à entrada, deverão usar máscaras e fazer a desinfecção das mãos.

Conforme Júlio do Rosário, o objectivo é, a partir de 2022, levar o Morna Fest a todas as ilhas, transformando-o “quase num festival nacional” e já estão a trabalhar com parceiros e promotores para realizar o evento na Europa e nos Estados Unidos por forma a começar a internacionalizar o evento.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,27 nov 2021 6:33

Editado porFretson Rocha  em  30 ago 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.