Segundo uma nota da SCM, este protocolo assinado visa também proteger os criadores e artistas, no domínio da música e dos demais titulares de direitos do sector musical.
“A descentralização dos serviços da SCM, a futura transformação da Câmara Municipal do Tarrafal numa Câmara Copyright Friendly distinguindo-a com Selo Internacional Copyright Friendly, enquanto Câmara Amiga do Autor, a capacitação de técnicos da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, de parceiros utilizadores de música na área da cultura, no sector dos empreendimentos turísticos e da restauração, e outras áreas cujo negócio privilegia a utilização de música no Município”, acrescenta.
Estimular a criação musical e incentivar os jovens do município a produzirem mais e lançarem os seus trabalhos no mercado, são outros pontos que regem o protocolo rubricado.
A assinatura do documento foi efectivado entre a presidente da Sociedade Cabo-Verdiana de Música, Solange Cesarovna, e o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, José dos Reis.
Para a presidente da SCM, trata-se de um acto histórico com a futura transformação de uma câmara amiga do autor e fez referência aos parceiros utilizadores de música, pois considera que só é possível a prosperidade desse “djunta mô” com a parceria e colaboração de todos.
José dos Reis, por seu lado, realçou igualmente a importância do protocolo, como aposta na valorização de autores e artistas do Tarrafal.
O edil considera que este compromisso com a SCM, irá criar espaço de qualidade no sector cultural e da música no município, como factor de promoção e desenvolvimento do município do Tarrafal de Santiago.
Na cerimónia, que aconteceu no concelho de Tarrafal de Santiago, estiveram presentes músicos, autores, compositores, intérpretes, executantes, agentes culturais e parceiros utilizadores da música, que tiveram espaço de intervenção e mostraram satisfeitos com a assinatura do protocolo.