Guilherme Ramos lança “Da mente poética de um louco” na Holanda

PorDulcina Mendes,12 fev 2022 8:28

O cabo-verdiano Guilherme Ramos, mais conhecido por Guy Ramos, lançou no passado mês de Janeiro o seu primeiro livro de poemas intitulado “Da mente poética de um louco”, na Holanda.

Segundo o autor, este livro é uma compilação de poemas e reflexões poéticas que vinha escrevendo há algum tempo. “Escolhi numa montanha de escritos meus que há já anos estavam a acumular nas minhas prateleiras e gavetas. Foi um libertar partilhado em livro”. 

Guy Ramos sublinhou que escreveu o que lhe vêm na alma. “O que sinto. O que se manifesta no meu interior. O que me afronta ou me preenche com satisfação. E este livro apresenta isso e mais”. 

O livro é formado por cinco capítulos conforme temas que o autor tem vindo a desenvolver em português. “Escrevo preferencialmente em crioulo, usando o ALUPEC. Mas de quando em vez também em português, holandês, francês e inglês. Nestes últimos dois anos os meus poemas têm sido escritos predominantemente em português”.

O autor explicou que este livro de poesia era um sonho antigo. “Mas não deveria ser o meu primeiro livro. Há cerca de 30 anos iniciei um conto que agora apanhou a forma de um romance. Já está pronto, mas necessita ser cirandado”.

“Foi um amigo meu em Luxemburgo na troca de mimos poéticos, o Manuel Centeio, poeta com publicações, que sabendo que eu me dedicava à poesia, me aconselhou a fazer contactos com editoras portuguesas”, diz. 

Guy Ramos diz que este é seu primeiro livro, mas de certeza não será o último. “O caminho está aberto. Esta experiência abriu novas perspectivas e passei a conhecer os trâmites deste processo. Por isso vou continuar e vou melhorar para oferecer cada vez mais algo superior qualitativamente. Eis a minha ambição pessoal”. 

Em relação à aceitação do livro de poemas, conta que tem sido muito positivo, “desde que iniciei a venda no início de Janeiro, mesmo antes de o apresentar. Tenho tido feedback que me emocionam e transmitem­-me energia que nunca tinha experimentado. Estou satisfeito, com a solidariedade e sensibilidade dos nossos patrícios aqui nesta terra que nos acolheu e bem”. 

Em Cabo Verde

Guy Ramos estará em Cabo Verde no mês de Março, mas que ainda não tem agendado o lançamento no país. “Estarei no próximo mês de Março nas ilhas e espero então organizar uma ou mais apresentações conforme me oferecerem facilidades e possibilidades. Estou também aberto a convites durante o mês de Março”.

Além de escritor, Guy Ramos é autor e compositor de mais de 70 temas musicais gravados e interpretados por artistas crioulos. “Pensei sempre lançar um livro com os textos já cantados e lançados em CD”. 

As composições de Guy Ramos já foram gravadas pelos músicos Grace Évora, Johnny Ramos, Dina Medina, Splash, Nelson Freitas, Roger Moreira, Jacqueline Fortes, Sónia Andrade, Zé Azancoth, e “mais duas dezenas de artistas na maioria residentes na Holanda”. 

Natural de São Vicente, Guy Ramos vive actualmente na Holanda, desde os 13 anos de idade. Concluiu em 1973 o ensino primário na escola da Igreja Baptista do Mindelo e o Ciclo Preparatório no Liceu Gil Eanes em 1975. 

Esteve na escola técnica no LTS de Beukelsdijk, em Rotterdam, e frequentou em Paris um liceu técnico na École de Saint Martin. Na Holanda formou­-se no ensino noturno em electricidade e electrónica a nível médio na MTS Witte de With de Rotterdam e na escola de formação interna do Croon Electrotechniek como técnico instalador na electricidade e na electrónica. 

Em 1989 seguiu uma formação superior profissional em técnicas de produção videográficas e televisivas como técnico geral de produção audiovisual e no jornalismo. 

Guy Ramos fez formação num projecto da Arbeidsbureau (Agência Nacional de Trabalho) em colaboração com a Media Akademie em Hilversum, a multinacional Sony e a televisão regional Stads TV de Rotterdam sob coordenação do instituto VEC (Video Education Center) na cidade de Deventer. 

Também frequentou um curso de gestão de empresas médias no Atlas Advsies Bureau em Rotterdam.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1054 de 9 de Fevereiro de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,12 fev 2022 8:28

Editado pormaria Fortes  em  13 fev 2022 9:02

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.