Mindelact 2022 acontece de 04 a 13 de Novembro

PorExpresso das Ilhas,16 fev 2022 10:39

​A 28ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact 2022, acontece entre os dias 04 e 13 de Novembro, nas cidades do Mindelo e com extensão na cidade da Praia. O período para a recepção de propostas para a presente edição estende-se até ao dia 30 de Junho.

Segundo um comunicado divulgado esta terça-feira, 15, pela Associação Artística e Cultural Mindelact, esta edição será realizada sob o mote “Celebração, sempre com muita Arte, Alma e Afecto”.

“Em 2020, realizamos o festival sob o desígnio da Resistência, em 2021, a palavra-chave do evento foi Esperança. Como já foi anunciado, em 2022, faremos o nosso festival com o mote da Celebração, sempre com muita Arte, Alma e Afecto”, assinala.

A programação será distribuída pelos seguintes palcos: Palco 1, no Centro Cultural do Mindelo; Palco 2, na ALAIM; Outros Palcos, em espaços alternativos; Mostra de Performances; Extensão Mindelact Praia; Oficinas.

Conforme a mesma fonte, está aberto o período de recepção de propostas de companhias nacionais e internacionais para fazerem parte da programação da presente edição, nos diferentes palcos anunciados.

“A partir das propostas recebidas, uma vez analisados os critérios pré-estabelecidos e comparando as propostas entre si, do ponto de vista artístico, estético, temático e logístico, a organização fará o convite formal aos grupos, companhias e artistas escolhidos”, avisa.

A Associação Artística e Cultural Mindelact avança, no mesmo documento, que as propostas devem ser enviadas para o mail mindelact@gmail.com, com o máximo de detalhes possível, nomeadamente no que concerne a registos fotográficos, vídeo e críticas de imprensa especializada, não sendo a entrega de todos estes itens de carácter obrigatório.

A organização informa ainda que esta edição será produzida e concretizada respeitando todas as medidas sanitárias que no momento estiverem definidas pelas autoridades do país, colocando sempre em prioridade a saúde pública e a protecção dos cidadãos, em geral, e do público do Mindelact, em particular.

O Festival Mindelact, conforme a mesma fonte, é considerado como o principal evento teatral de Cabo Verde e é actualmente o mais importante acontecimento teatral de toda a África Lusófona. Além da vertente de espectáculos, o festival promove o intercâmbio entre todos os participantes, acções de formação nas mais diversas áreas artísticas ligadas ao teatro, concertos de música, exposições de design e artes plásticas, e, nos últimos anos, um “Festival off” alternativo e uma programação específica dirigida às crianças, denominada de “Teatrolândia”, além do Ciclo Internacional de Contadores de Estórias.

O evento teve a sua primeira edição em 1995, só com a participação de grupos de São Vicente e Santo Antão, em 1996, teve já um cunho nacional e em 1997 internacionaliza-se e confirma-se como o mais importante evento teatral do arquipélago.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 fev 2022 10:39

Editado porA Redacção  em  4 nov 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.