Circo Enigma comemora 11 anos de existência com espectáculos solidários

PorDulcina Mendes,6 mar 2022 8:02

No próximo mês de Abril o grupo Circo Enigma completa 11 anos da sua criação. Para assinalar a data, o grupo está a realizar um conjunto de espectáculos solidários para ajudar as famílias carenciadas na cidade da Praia.

Segundo o presidente da companhia, Rubens Dias, o grupo está a trabalhar para celebrar o seu 11º ano de existência com um espectáculo no Auditório Nacional, na Cidade da Praia. “São 11 anos de muita batalha e, para assinalar essa data, estamos a preparar um evento, onde vamos mostrar ao público tudo o que temos estado a fazer ao longo de todos estes anos”.

O Circo Enigma foi constituído em 2011 por seis pessoas, cada um fazendo algo diferente como ginástica acrobática, ginástica rítmica e capoeira. Um veio da França e foi ele quem deu formação de circo. Actualmente o grupo possui 36 elementos.

Rubens Dias recorda que o primeiro espectáculo do Circo Enigma foi no Parque 5 de Julho, na cidade da Praia, onde tiveram uma plateia com mais de 100 pessoas. “Fomos bem recebidos pelo público, até porque ainda não tinham visto circo em Cabo Verde. A partir daí surgiram convites para novos espectáculos, as pessoas começaram a interessar-se e até hoje estão a gostar”.

Depois disso, avançou, já percorreram quase todo o país, faltando só ir à ilha da Boa Vista e a nível internacional já estiveram no Brasil, França e Macau.

Eventos solidários

O Circo Enigma realizou no dia 20 de Fevereiro o espectáculo “Os Palhaços Singos”, no Cinema da Praia, no Plateau.

O grupo, conforme Rubens Dias, tem por hábito realizar trabalho social procurando ajudar famílias que estão a passar por alguma dificuldade. “Ficamos dois anos sem fazer esse evento solidário por causa da pandemia. Verificamos que durante esse tempo houve muitas dificuldades a agravar ainda mais a vida das famílias, pelo que decidimos realizar de novo esse projecto”.

image

Os alimentos doados durante o espectáculo, conforme disse, serão entregues às famílias carenciadas, “aqueles que estão a passar por maiores dificuldades, na Cidade da Praia”.

Rubens Dias frisou que ainda não identificaram as famílias a serem beneficiadas, mas que já escolheram o bairro onde serão levados esses alimentos. “Vamos entregar ao bairro de São Pedro/Latada. Estivemos lá uma vez para fazer um show e deparamos com famílias a passar por muitas dificuldades”.

Este ano pretendem focar em várias actividades para angariar fundos, sendo que o primeiro aconteceu no Cinema da Praia. No dia 26 de Fevereiro, o espectáculo decorreu na Praça Center, no bairro do Palmarejo.

No próximo dia 12 de Março o circo Enigma vai estar no bairro de Achada Santo António e, no dia 26 de Março, a fechar o evento, em São Pedro /Latada, onde vão aproveitar para fazer a entregar desses alimentos”.

Depois disso estarão focados no show do dia 29 de Abril. Futuramente vão realizar mais eventos solidários. “O nosso grupo vive de eventos mas em 2020 e 2021 tivemos muita pausa, já que as actividades eram poucas. Nos anos anteriores, quase todas as semanas tínhamos actividades”.

Rubens Dias explica que sempre trabalharam com os olhos postos no futuro, pelo que não vão desistir. “Vamos continuar com garra e determinação e com pensamento positivo acreditando que as coisas vão melhorar”.

O Circo Enigma quer conquistar o seu próprio espaço e criar uma escola de circo.

Projecto Estátua

O grupo pretende retomar o projecto estátua, que no momento está parado. “Queremos inovar mais para trazer ao público algo diferente, pelo que estamos à procura de parcerias para chegarmos àquilo que almejamos”.

image

“Durante o ano de 2020 e 2021 tivemos um bom feedback do público e dos turistas. As pessoas nos parabenizam pela nossa iniciativa por ser algo novo em Cabo Verde e esperamos continuar com este projecto”, garante. “Estamos à procura de parcerias e formas de adquirir equipamentos fora do país pois em Cabo Verde ficam por um valor muito alto”. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1057 de 2 de Março de 2022.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,6 mar 2022 8:02

Editado porA Redacção  em  20 nov 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.