Fladu Fla apresenta peça “Minis di 2000”

PorDulcina Mendes,26 mar 2022 8:09

A Companhia Fladu Fla apresenta no dia 30 deste mês, na Cidade da Praia, a peça teatral intitulada “Minis di 2000”. Esta é mais recente peça que o grupo quer mostrar aos praienses e não só, pois posteriormente pretendem apresentar este trabalho a outros pontos do país e na diáspora.

“Minis di 2000”, segundo o presidente da Companhia de Teatro Fladu Fla, Sabino Baessa, é uma comédia inspirada no filme “Adivinhe Quem Vem Para o Jantar” (1967 de Stanley Kramer).

“O nosso enredo e dramaturgia baseia-se na influência que as tecnologias têm e na tendência de mudança de padrões familiares com as novas tecnologias”, afirma.

Sabina Baessa explica que a peça é uma comédia que traz várias componentes da modernidade nomeadamente a influência das redes sociais na mudança de comportamento dos jovens.

“Resolvemos retratar essa peça, porque temos maior número de actores jovens, então foram eles que propuseram que fizéssemos uma peça mais adequada às suas realidades culturais. Então acabamos por fazer essa peça que retrata o seu dia-a-dia. Neste sentido os ensaios têm acontecido com muita energia e dinâmica, pois todos estão entusiasmados para apresentar a peça no palco”, revela.

O presidente da Companhia de Teatro Fladu Fla avisa que a peça é para maiores de 14 anos. “Não é pornográfico, mas algumas cenas acabam por não ser adequadas para a faixa etária inferior a 14 anos”.

Conforme indicou, criaram duas versões para esta peça, uma em língua cabo-verdiana e outra em língua portuguesa, com português de Portugal e do Brasil. “Para retratar um pouco a influência da cultura brasileira na nossa nova dinâmica e nosso enquadramento cultural que a sociedade cabo-verdiana está a enfrentar neste momento”.

A estreia da peça está agendada para o dia 30 deste mês, no Auditório Nacional, na Cidade da Praia, pelas 21h30. Os bilhetes custam 500 escudos e estão à venda no Auditório Nacional e no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

A Companhia de Teatro Fladu Fla foi fundada na Cidade da Praia, em Agosto de 2002. O grupo tem apostado no teatro na Cidade da Praia, com a realização do Festival Internacional de Teatro do Atlântico (TEARTI) que acontece todos os anos.

Além disso, a companhia já produziu várias peças originais das quais: “Sexta-feira 13”, “Jornada di un Badiu”, “Profisia di Kriolu”, “Dualidade Universal”, “Homem, Eterno Prisioneiro” e já participou de vários outros projectos.

Este ano, enquadrado no Março, Mês do Teatro a companhia esteve em Portugal, na semana passada no Festival Periferias, onde apresentou a peça teatral “Chiquinho”, e no dia 28 deste mês, estarão na Cidade da Praia para mais dois espectáculos.

A Companhia Fladu Fla foi distinguida com o Prémio de Mérito Teatral 2022 pela Associação Mindelact, cuja cerimónia de premiação será realizada no Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, na Cidade do Mindelo. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1060 de 23 de Março de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,26 mar 2022 8:09

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 dez 2022 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.