Festival internacional em Lisboa celebra a literatura e língua com participação de Mário Lúcio

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,4 mai 2022 10:48

O Festival Internacional de Língua Portuguesa – 5L arranca hoje em Lisboa com várias actividades como debates, mesas de autor, exposições, cinema e espectáculos de música e teatro, contando com a participação do cabo-verdiano Mário Lúcio.

De acordo com a organização, o festival literário, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, que já vai na sua segunda edição, a decorrer de 04 a 08 deste mês, propõe celebrar simultaneamente a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura.

“O festival tira partido da vida cultural da cidade, mas pretende, ao mesmo tempo, convidar novos públicos para que descubram autores tanto antigos como modernos, livros tanto recentes como esquecidos e tópicos desafiantes em torno do tema da língua e dos seus falantes”, explicou a organização.

No programa que inclui debates, mesas de autor, exposições, cinema e espectáculos de música e teatro, com prosa e poesia de autores portugueses e estrangeiros, Mário Lúcio, juntamente com “Os Kriols”, estará no Teatro Inatel para um concerto a 05 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Também para celebrar a efeméride, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa promove um conjunto de actividades da Rede Camões em 52 países, nomeadamente Cabo Verde, Angola, Argélia e Egipto. Etiópia, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Luxemburgo, entre outros.

Entre as actividades estão programadas, de entre outras, festivais de cinema, teatros, leituras, conferências, exposições, concertos, workshops, concursos de fotografias, palestras, jornadas científicas e simpósios, todas versando sobre a língua portuguesa.

A data de 05 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como sendo Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Em Novembro de 2019, na 40ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi proclamado o 05 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

Este dia celebra a projecção da quarta língua mais falada no mundo. Com mais de 265 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

É também um dos idiomas oficiais de Macau. Existem importantes comunidades falantes do português na América do Norte. As Nações Unidas estimam que, em 2050, 387 milhões de pessoas falem português.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,4 mai 2022 10:48

Editado porA Redacção  em  4 mai 2022 16:58

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.