“Titina Rodrigues era uma das caras da nossa morna” Ministro da Cultura

PorDulcina Mendes,6 mai 2022 16:47

​O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente disse que a cantora Titina Rodrigues, que faleceu hoje em Portugal, era uma das caras da morna.

Num comunicado, Abraão Vicente afirma que Titina é uma das vozes da diáspora, que de certa forma configurava e incorporava a saudade da diáspora.

“Para os cabo-verdianos que tiveram a oportunidade de assistir aos concertos da Titina Rodrigues e acompanharam o seu percurso artístico através da rádio, e também da televisão, não restam dúvidas de que ela foi uma das vozes que ajudou a construir os contornos da grandeza da morna, uma vez que ela pertenceu a uma geração que contribuiu para a consolidação deste nosso género musical – hoje, Património Cultural Imaterial da Humanidade”, frisa.

Segundo o governante, muito mais do que uma personagem da morna, Titina Rodrigues era a cara da cultura cabo-verdiana e uma das caras da identidade crioula como diáspora.

Para Abraão Vicente a morte de Titina é uma notícia triste para Cabo Verde. “Perdemos mais uma das grandes vozes de Cabo Verde”, Abraão Vicente. Hoje é um dia de luto nacional, mas também um dia de luto para a nossa diáspora”.

E a Embaixada de Cabo Verde em Portugal sublinhou, por seu lado, na sua página na rede social, Facebook que Titina Rodrigues deu uma contribuição enorme para a promoção da música cabo-verdiana e influenciou decisivamente várias gerações de amantes da música.

“Titina Rodrigues cantou músicas de alguns dos maiores compositores cabo-verdianos, como B.Leza, Manuel d`Novas, entre outros, e deixa como legado interpretações magistrais que perdurarão na memória de todos os amantes da Morna, Património Imaterial da Humanidade, por esse mundo fora”, cita.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,6 mai 2022 16:47

Editado porAndre Amaral  em  8 mai 2022 9:04

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.