1ª edição do TMC Internacional homenageia Bana

PorDulcina Mendes,5 jun 2022 9:07

A primeira edição do TMC Internacional que acontece no dia 18 de Junho, em Roterdão, na Holanda, vai homenagear o falecido intérprete da música tradicional cabo-verdiano Adriano Gonçalves (Bana, como era conhecido por todos). Esta gala terá como lema “Cabo Verde numa só voz’’.

Bana foi uma das figuras ímpares da música tradicional cabo-verdiana. Dono de uma voz única, por onde passava, Bana cantava e encantava o público. Faleceu em Lisboa, Portugal, a 12 de Julho de 2013. Mas deixou um grande legado na nossa música.

Sobre o evento, a organização anunciou que vai reunir no mesmo palco jovens artistas dos diversos países da nossa diáspora como Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Noruega e Cabo Verde.

Participarão neste evento musical 10 concorrentes que irão disputar o prémio final. Os concorrentes vão apresentar dois temas musicais, sendo que um dos temas tem que ser uma morna.

A gala terá ainda como artista convidada a cantora Cremilda Medina, que irá interpretar músicas do seu álbum “Folclore” e outros temas repletos de nostalgia e saudade “onde se espera uma noite muito especial”.

Ao longo do concurso os jurados, liderados por Danilo Tavares, irão avaliar cada concorrente e eleger o grande vencedor.

O TMC Internacional é uma iniciativa conjunta da SV TUR Entertainment, empresa de eventos sediada em São Vicente e da empresa de produção de media DRM (Davidson Rodrigues Media) sediada em Roterdão, e conta ainda com os seguintes parceiros: Praiatur, Harmonia, De Doelen, RTP África e Radio100fronteira.

Conforme a organização, este evento que tem como objectivo ligar a comunidade cabo-verdiana na diáspora, mostrando o talento existente, sob o slogan: “Cabo Verde numa só voz», é dirigido a toda a comunidade cabo-verdiana residente na diáspora (especialmente em Roterdão, na Holanda), e a todos aqueles que se interessam pela nossa música tradicional.

A organização indicou que, ao longo das várias edições, o TMC trouxe à ribalta vários artistas que integraram o panorama musical cabo-verdiano, bem como tem procurado resgatar a nossa música tradicional.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1070 de 1 de Junho de 2022.

Autoria:Dulcina Mendes,5 jun 2022 9:07

Editado porAntónio Monteiro  em  5 jun 2022 9:07