​Festival de Pedra de Lume homenageia Salinas da localidade

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,16 ago 2022 17:42

O festival de Pedra de Lume, no Sal que acontece no âmbito das actividades da Nossa Senhora da Piedade, padroeira da localidade, decorre a 26 e 27 deste mês, e este ano homenageia as salinas da localidade, com uma lista “longa” de artistas.

Depois de três anos ausente, por causa da pandemia da COVID-19, a localidade de Pedra de Lume volta a receber, daqui a alguns dias, movimentação diferente, com muita música, comes e bebes para marcar o ponto alto dos festejos da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Piedade, que se assinala a 15 de Agosto.

Segundo o promotor do evento, Alcindo Silva, ou Tchida, da empresa Tchida Produções, que há mais de uma década vem organizando o certame musical, contando com o apoio da Câmara Municipal do Sal, também este ano, não obstante os impactos da pandemia, o Festival de Pedra de Lume, orçado à volta de três mil contos, conta com uma lista longa de artistas, que promete sacudir os salenses durante os dois dias de espectáculo musical.

“Graças a Deus conseguimos acertar tudo o que tínhamos para acertar para que pudéssemos realizar o festival, com todos os artistas confirmados, questões de segurança, protecção civil, saneamento, licenciamento e outras coisas… está tudo tratado e no bom caminho”, assegurou Tchida.

O festival de música, enquadrado nas festividades de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da localidade, este ano homenageia as “Salinas de Pedra de Lume”, como reconhecimento do seu valor patrimonial, e por ali ter sido o ganha-pão de uma série de gerações.

“Inclusive eu. Os meus pais e várias outras gerações trabalharam nas salinas de Pedra de Lume. Salinas foi o ganha-pão de muitas famílias. Daí a homenagem”, manifestou.

O festival deste ano, conforme a organização, prevê arrastar mais de seis mil pessoas à povoação piscatória, que dista a sete quilómetros dos Espargos.

No palco deverão desfilar vários artistas locais e nacionais, nomeadamente, Mateus Band’s, Sílvia Medina & Banda, Colectivo de Luxo, composto por artistas do Sal, Fábio & Banda, Fidjus di Codê di Dona, Buguim Martins, Batchart, Beto Dias, Hélio Batalha, Anísio, aguardando-se a resposta de Tony Fika.

À semelhança das edições anteriores, o festival mantém o mesmo formato, isto é, recinto fechado, mas este ano, as pessoas deverão contribuir com mil escudos, preço do bilhete, para as duas noites de espectáculo musical.

Nascido e criado na pacata povoação, Tchida volta a apelar ao civismo, nota que aliás, conforme sublinhou, “tem dominado” o festival durante todos esses anos.

Tchida pede também às empresas e instituições, a abraçarem este projecto, que é o Festival de Pedra de Lume, já que, conforme mencionou, tem contado com pouco apoio a esse nível.

O programa em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Pedra de Lume, ilha do Sal, promovido pelo Clube Verdum, arrancou sexta-feira 12, contemplando a comunidade com actividades a nível cultural, desportivo e recreativo.

Segunda-feira, dia 15 de Agosto, as festividades em homenagem à santa foram concluídas com a habitual missa e procissão, seguido do tradicional almoço, onde se serviu uma cachupa rica.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,16 ago 2022 17:42

Editado porAndre Amaral  em  17 ago 2022 14:07