Nova editora quer marcar a diferença no mercado livresco

PorDulcina Mendes,2 set 2022 15:43

Esta sexta-feira, 2 de Setembro, a Cidade da Praia vai conhecer mais uma editora. Trata-se da “Sankofa Editora” um projecto destinado ao campo científico, académico e histórico-cultural em Cabo Verde. O Expresso das Ilhas esteve em conversa com Vanilson Gonçalves Teixeira que é um dos fundadores da editora.

Esta editora surgiu no seio de um grupo de amigos, que estava a questionar o nível de literatura em Cabo Verde e de como está a dinâmica literária no país, então decidiram agir em vez de críticar, e neste sentido nasceu a “Sankofa Editora”.

Segundo Vanilson Gonçalves Teixeira, o objectivo é trazer uma nova dinâmica literária para o país. “Depois que passamos a nos reunir e a ler mais livros cabo-verdianos, constatamos que há muitas coisas importantes e de grande valor para o país e começamos a pôr de pé aquela estratégia, porque alguns de nós estavam fora do país, e não se tinham inteirado da condição literária do país e tínhamos vontade de ter algo em mãos para poder mostrar a nossa riqueza literária. Então começamos à procura de um nome para a editora, algo que poderia identificar-se connosco, então surgiu o nome Sankofa”, explica.

Conforme indicou, “Sankofa” é um dos símbolos do Adinkra “adeus à alma” o que significa a sabedoria de aprender com o passado para construir o presente e o futuro.

Vanilson Teixeira disse que o objectivo da editora é transformar Cabo Verde numa plataforma cultural literária da nossa sub-região. “O objectivo principal é massificar o nível literário em Cabo Verde. `Sankofa Editora` terá uma parte de consultoria, para aquelas pessoas que vêm de fora e querem lançar os seus livros no nosso país, onde vamos prestar consultoria editorial”.

Em relação à editora explicou que já lançaram um inquérito online para saber qual o nível literário do país, pois pretendem trabalhar esses dados.

Outras editoras

Em relação às outras editoras, disse que não pretendem competir com elas, mas sim tratá-las como parceiras.

Para Vanilson Gonçalves Teixeira, a editora não vai publicar apenas obras literárias, mas também promover concursos literários, workshops e várias outras actividades para marcar a diferença.

A editora pretende lançar durante este ano três livros no mercado, sendo que a primeira obra será publicada em Outubro próximo. “Temos a primeira obra para publicar, que é um livro de poemas. A nossa intenção é publicar livros científicos, prosa e contos. A nossa intenção é publicar e fomentar a literatura para poder ajudar no desenvolvimento literário do país”.

Público Jovem

Vanilson Gonçalves Teixeira sublinha que não vão apostar apenas nos jovens. “Vamos incentivar os jovens a ler mais. O nosso público-alvo é a literatura e todas as pessoas que estão dentro da literatura, desde adolescentes até pessoas com mais idade. Neste momento temos mais jovens, mas eles não são o nosso foco principal”.

A apresentação desta editora, que acontece no Palácio da Cultura Ildo Lobo, contará com eventos como apresentação da peça teatral “Contra Mar e Vento” da obra do escritor Henrique Teixeira de Sousa, extracto da peça que será apresentado pela companhia de teatro Fladu Fla.

Haverá testemunho de um jovem cabo-verdiano sobre a sua perspectiva em relação à literatura cabo-verdiana e africana, actuação da Banda África Sabá, Tabanka Txada Grandi e Banda Bulimundo.

Consta ainda do programa de apresentação da editora a entrega dos prémios literários Kujichagulia).

_________________________________________________

Agenda Cultural

- Música ao vivo com Nice Band e Rui di Betina, esta sexta-feira, 02 de Setembro, no restaurante Nice Kriola, na Praia, às 21h00.

- Gala de Miss Internacional de Cabo Verde, este sábado, 03 de Setembro, no Largo Amílcar Cabral, Cidade da Praia, às 19h00.

- Ineida Moniz e Banda, este sábado, 03 de Setembro, no Quintal da Música, na Praia, às 21h00.

- Show “Minis D2 Mil”, este sábado, 03 de Setembro, no restaurante Kebra Cabana, na Praia, às 23h00.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1083 de 31 de Agosto de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,2 set 2022 15:43

Editado porAndre Amaral  em  3 set 2022 8:24

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.