​Biblioteca Nacional de Cabo Verde recebe mais de 18 mil livros

PorDulcina Mendes,5 dez 2022 14:32

O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (IBNCV) recebeu esta segunda-feira, 18.744 livros, da Biblioteca Nacional de Portugal. O acto oficial de entrega dos livros aconteceu no Porto da Praia e contou com a presença do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz e da presidente do Instituto da Biblioteca Nacional, Matilde Santos.

No seu discurso, António Albuquerque Moniz informou que esta doação resulta de um protocolo anterior assinado entre a Biblioteca Nacional de Portugal e o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

“Ficamos muito satisfeitos com a relação, porque vai permitir melhor conhecimento e utilização da língua portuguesa. Como a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional me disse muito desses livros serão espalhados pelo país inteiro, e mais uma vez sublinho que houve aqui um papel relevante da parte de Portugal mais sabido da Biblioteca Nacional, Ministério de Negócio Estrangeiros, Embaixada de Portugal e da parte de Cabo Verde da Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa”.

A Presidente do Instituto da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, por seu lado, frisou que esta doação é de muita importância para Cabo Verde.

“Esta doação tem um significado extraordinário é indispensável, porque temos uma doação de cerca de 19 mil livros, de diferentes títulos entre infantis e de várias áreas que vão de certo reforçar o Plano Nacional de Leitura”.

Matilde Santos explicou que este livros serão entregues às diferentes bibliotecas municipais, escolares e comunitárias de todo o país. “A ideia é continuar a democratizar o livro, promover a leitura e fazer com que os livros cheguem a todos os pontos do país, e neste sentido para nós é extraordinário, porque temos uma conjugação de esforços de várias entidades nacionais e internacionais”.

E acrescentou que a parceria com Portugal no domínio da leitura é de extrema importância. “Esta parceria com Embaixada de Portugal em Cabo Verde, de Cooperação Portuguesa e Portugal disponibilizou uma professora que está a trabalhar connosco a tempo inteiro, no Plano Nacional de Leitura. Então, penso que são vários os ganhos e que este volume de livros é extraordinário e que só temos a introduzir mais dinâmica no Plano Nacional de Leitura.

A Marinha Portuguesa, através de uma acção conjunta entre a Cooperação Portuguesa e a Embaixada de Portugal na cidade da Praia, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, disponibilizou-se para transportar os referidos livros de Lisboa até ao Porto da Praia.

Autoria:Dulcina Mendes,5 dez 2022 14:32

Editado porAntónio Monteiro  em  6 dez 2022 9:52