O disco foi pré-lançado em Setembro de 2022 em Cabo Verde, e depois no Porto, Portugal.
A Insulada anunciou que o lançamento mundial terá lugar no La Cigale, a irónica sala Parisiense, no dia 24 deste mês.
Sobre o prémio, a mesma fonte explicou que foi criado na Alemanha em 1963 pelo editor Richard Kaselowsky com o objectivo de estabelecer os "padrões mais rigorosos para realizações e qualidade supremas" no campo da gravação musical. Mais tarde, tornou-se intimamente ligado à Deutsche Phono-Akademie e.V. da indústria musical alemã. Porém, em 1980, todo o júri cortou esses laços e tornou-se uma associação independente.
Em 1988, para permanecer independente dos interesses comerciais da indústria da música, o júri registou oficialmente a associação como uma organização sem fins lucrativos, Preis der deutschen Schallplattenkritik e.V. (PdSK e.V.).
A German Record Critics' Award Association integra 160 membros que estão activamente envolvidos na avaliação de música gravada e livros de áudio, independentemente do formato ou meio (disco de vinil, CD, DVD, download ou streaming). Sua missão é fornecer aos produtores, compositores, artistas e amantes da música um guia honesto para novos lançamentos de verdadeiro significado artístico.